CRF/SE garante o exercício legal da profissão e realiza mais de 4.600 inspeções de fiscalização em 2025
A fiscalização tem o objetivo de garantir o direito do cidadão de receber uma Assistência Farmacêutica integral, ou seja, acesso ao medicamento de forma segura e com assistência, sendo atendido por um profissional farmacêutico habilitado, ético e capacitado, que oriente quanto ao uso correto do medicamento, contribuindo assim, para a promoção e proteção da saúde da população. Pensando nisso, a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou uma reunião com a equipe de fiscalização na última quinta-feira, 08 de janeiro, com o intuito de alinhar metas e perspectivas para o ano de 2026. Na ocasião, também foi realizado um balanço de 2025, sendo constatado que todas as metas estipuladas foram batidas.
As Estatísticas da Fiscalização em 2025 apontam que, durante todo o ano, 4.640 inspeções foram realizadas em todo o estado de Sergipe, superando a meta estipulada em 4.550 inspeções. As estatísticas indicam ainda que 525 inspeções ocorreram nos finais de semana, superando a meta de 300 inspeções (um aumento de 75%). Já para as inspeções noturnas, a meta estabelecida era que fossem realizadas 220 inspeções, entretanto, foram realizadas efetivamente 256 inspeções, representando um aumento de 16,4%.
O presidente do CRF/SE, Dr. Daniel Andrade, fez um balanço da reunião e enalteceu o trabalho da fiscalização. "A reunião foi realizada para apresentar os indicadores das ações fiscalizatórias durante o ano de 2025, além de apresentar os novos diretores à equipe de fiscalização. A equipe fez um excelente trabalho e bateu a meta de fiscalização no ano passado, a partir disso, realizamos um planejamento para 2026, trabalhando, sobretudo, em cima das dificuldades e pontos que estão passíveis de evolução”, disse o presidente.
O vice-presidente do CRF/SE e coordenador do setor da fiscalização, Dr. Fábio Ramalho, ressaltou a importância da fiscalização para alcançar a melhoria da assistência farmacêutica no estado. “A reunião foi importante para definirmos estratégias que garantirão maior efetividade no processo de fiscalização, sendo apresentados dados e todo o panorama de Sergipe, com áreas mais carentes para que seja dada uma atenção maior, melhorando a assistência farmacêutica no estado. Teremos, sem sombra de dúvidas, um ano muito produtivo no setor, atendendo as expectativas e cumprindo, mais uma vez, o plano anual de fiscalização", afirmou o Dr. Fábio.
Além do Dr. Daniel Andrade e do Dr. Fábio Ramalho, participaram da reunião o Dr. Marcos Guilherme (Diretor-Tesoureiro), Dr. Antônio Vital (Agente Fiscal), Dr Hayslan Alves (Agente Fiscal), Dra. Patrícia Melo (Assessora Jurídica) e André Luiz (Auxiliar Administrativo).
Clique aqui para acessar o PDF com as estatísticas e informações complementares.