CRF/SE realiza curso de capacitação para profissionais que atuam na farmácia comunitária pública
Na última sexta e sábado (4 e 5), o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizou mais um módulo prático do Curso Dispensar. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju também teve participação ativa na capacitação, que teve como foco central a qualificação dos farmacêuticos da rede municipal de saúde.
O curso, que chega principalmente para capacitar os profissionais que atuam na farmácia comunitária pública, visa assegurar a melhoria da Assistência Farmacêutica, além de fornecer à população um atendimento mais qualificado, humanizado e eficaz. Além do munícipio de Aracaju, estiveram presentes farmacêuticos e farmacêuticas que atuam nas cidades de Boquim e Socorro.
Durante este módulo, o curso está sendo ministrado pelas farmacêuticas e professoras Dra. Fernanda Valença e Dra. Kerilín Rocha.
“O curso vem com um propósito de que os farmacêuticos entendam que a dispensação está dentro do processo de cuidado, que existe um método clínico”, explicou a Dra. Fernanda Valença, conselheira do CRF/SE.
Já a Dra. Kerilín Rocha destacou a importância da dispensação dos medicamentos, ressaltando que a grande maioria dos profissionais farmacêuticos estão inseridos nesta área de atuação.
“80% de nós, farmacêuticos, trabalhamos com dispensação, e é assim que a população nos reconhece, por isso, no curso abordamos algumas competências importantes para que o farmacêutico possa realizar esse serviço para a sociedade de maneira mais qualificada”, ressaltou.
Para Graziela Batista Barreto, farmacêutica que atua nas UBSs há 15 anos, essa pausa é fundamental para que os profissionais tenham a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.
“Na nossa rotina acaba ficando aquela coisa muito repetitiva. A demanda é muito grande, então, a gente não tem tempo para dar uma pausa e estudar, para relembrar cada detalhe do uso racional dos medicamentos. E os pacientes precisam muito de atenção. A gente atende diversas pessoas com dificuldades e esse curso vai nos ajudar a atender melhor os usuários”, afirmou.