Anvisa determina apreensão de anorexígeno

Nesta segunda-feira, 14, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução que determina a apreensão e a inutilização, em todo o país, de todos os lotes do medicamento Desobesi- M, inibidor do apetite à base de femproporex, fabricado pela empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos Ltda.

A medida adotada pela Anvisa tem como base a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 52, de 2011,que proíbe a venda, a produção e a prescrição de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham anfepramona, femproporex e mazindol.

De acordo com as informações contidas na bula, o Desobesi-M era contra-indicado aos pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo a hipertensão, e aos pacientes com hipertireoidismo e glaucoma. O medicamento afeta o sistema nervoso central, podendo causar vertigem, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dores de cabeça.

Fonte: Ascom Anvisa

14/05/2012 16:52