Na tarde da última quinta-feira, 26, o Grupo Técnico de Trabalho de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) promoveu mais uma capacitação voltada para farmacêuticos (as) e estudantes.
Desta vez, teve como temática “Gases Medicinais no Hospital: da Regulamentação à Atuação Clínica do Farmacêutico’’ e foi ministrada pelo Dr. Fábio Jorge Ramalho de Amorim.
Dr. Fábio Jorge Ramalho de Amorim
“O objetivo desse curso foi capacitar os profissionais farmacêuticos. Esse curso foi voltado especificamente para os fiscais das Vigilâncias Sanitárias de Sergipe e Aracaju, também os fiscais do Conselho Regional de Farmácia, e para os farmacêuticos dos hospitais da rede pública e privada. Com esse curso, a gente espera iniciar ou fortalecer a formação desses profissionais nessa área, para que eles possam ocupar essa área, e para os fiscais, para que a gente, consiga aprimorar a fiscalização e cobrar a atuação dos profissionais. Mas, não queremos só cobrar a presença, queremos que o farmacêutico que esteja ocupando essa área esteja devidamente capacitado”, pontuou o palestrante.
Para a farmacêutica Danielle Nery, o conteúdo do curso foi de grande valia para a melhoria do seu trabalho. “O curso foi ótimo, tem uma aplicabilidade imediata a uma das minhas rotinas profissionais, foi bastante interessante e com certeza tende a ajudar aos profissionais, principalmente àqueles que lidam diariamente com a farmácia clínica, com o dia a dia do paciente. Preciso destacar que o Dr. Fábio Ramalho é um profissional extremamente competente e nos trouxe bastante atualizações sobre o assunto, além de ser uma grande referência no Estado”.
Dra. Danielle Nery
Quem também prestigiou o curso foi o fiscal da Vigilância Sanitária, o farmacêutico Daniel Argolo. “O curso foi de extrema importância, pois abordou temas como legislação, práticas clínicas, fabricação, armazenamento e aplicação de gases. Ainda é uma área pouco explorada, de pouco conhecimento, de legislação nova, e o curso proporcionou um enriquecimento profissional significativo, permitindo que os farmacêuticos ampliem suas habilidades e contribuam ativamente para a equipe de saúde”, enfatizou Daniel.
Dr. Daniel Argolo
Dando continuidade às capacitações desenvolvidas pelo Grupo Técnico de Trabalho de Educação Farmacêutica, no próximo dia 19 de outubro será a vez do Dr. Lysandro Borges ministrar o curso “A revolução dos testes rápidos em Farmácia/Drogaria: como implementar e lucrar”.