CRF/SE promove curso com a temática “Gases Medicinais no Hospital: da Regulamentação à Atuação Clínica do Farmacêutico


Na tarde da última quinta-feira, 26, o Grupo Técnico de Trabalho de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) promoveu mais uma capacitação voltada para farmacêuticos (as) e estudantes.

Desta vez, teve como temática “Gases Medicinais no Hospital: da Regulamentação à Atuação Clínica do Farmacêutico’’ e foi ministrada pelo Dr. Fábio Jorge Ramalho de Amorim.

whatsapp-image-2024-10-01-at-14-05-54_dc439c3185c07b42b3bcb.jpeg

Dr. Fábio Jorge Ramalho de Amorim

“O objetivo desse curso foi capacitar os profissionais farmacêuticos. Esse curso foi voltado especificamente para os fiscais das Vigilâncias Sanitárias de Sergipe e Aracaju, também os fiscais do Conselho Regional de Farmácia, e para os farmacêuticos dos hospitais da rede pública e privada. Com esse curso, a gente espera iniciar ou fortalecer a formação desses profissionais nessa área, para que eles possam ocupar essa área, e para os fiscais, para que a gente, consiga aprimorar a fiscalização e cobrar a atuação dos profissionais. Mas, não queremos só cobrar a presença, queremos que o farmacêutico que esteja ocupando essa área esteja devidamente capacitado”, pontuou o palestrante.

Para a farmacêutica Danielle Nery, o conteúdo do curso foi de grande valia para a melhoria do seu trabalho. “O curso foi ótimo, tem uma aplicabilidade imediata a uma das minhas rotinas profissionais, foi bastante interessante e com certeza tende a ajudar aos profissionais, principalmente àqueles que lidam diariamente com a farmácia clínica, com o dia a dia do paciente. Preciso destacar que o Dr. Fábio Ramalho é um profissional extremamente competente e nos trouxe bastante atualizações sobre o assunto, além de ser uma grande referência no Estado”.

whatsapp-image-2024-10-01-at-14-05-54-1_c3d76f1b32e763c406ec.jpeg

Dra. Danielle Nery

Quem também prestigiou o curso foi o fiscal da Vigilância Sanitária, o farmacêutico Daniel Argolo. “O curso foi de extrema importância, pois abordou temas como legislação, práticas clínicas, fabricação, armazenamento e aplicação de gases. Ainda é uma área pouco explorada, de pouco conhecimento, de legislação nova, e o curso proporcionou um enriquecimento profissional significativo, permitindo que os farmacêuticos ampliem suas habilidades e contribuam ativamente para a equipe de saúde”, enfatizou Daniel.

whatsapp-image-2024-10-01-at-14-05-54-2_549a0f72a09ae7763777b3.jpeg

Dr. Daniel Argolo

Dando continuidade às capacitações desenvolvidas pelo Grupo Técnico de Trabalho de Educação Farmacêutica, no próximo dia 19 de outubro será a vez do Dr. Lysandro Borges ministrar o curso “A revolução dos testes rápidos em Farmácia/Drogaria: como implementar e lucrar”.

crfse-curso-19out-1_097d8896306e32cc34826.jpg