CRF/SE se reúne com o senador Alessandro Vieira

whatsapp-image-2019-07-23-at-2-08-40-pm_c7a25a48ebde2657e44150.jpeg

Nesta segunda-feira, 22 de julho, o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Marcos Rios, e os membros da Comissão Parlamentar se reuniram com o senador Alessandro Vieira com o objetivo de obter apoio contra as diversas propostas legislativas que enfraquecem o exercício da profissão farmacêutica e colocam em risco a saúde da população.

Durante o encontro, os farmacêuticos explicaram ao senador a importância de se pensar no uso racional de medicamentos e na qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, alguns pontos chave são o combate à automedicação e o fortalecimento da profissão farmacêutica, bem como seu reconhecimento como agente de saúde essencial à população. “Como foi divulgado em uma pesquisa do Datafolha, quase metade dos brasileiros que usaram medicamentos nos últimos seis meses se automedica até uma vez por mês. Além disso, vale destacar que a intoxicação por medicamentos é uma das maiores causas de morte no país”, explica o presidente Marcos Rios. “Por isso, é preciso perceber que proteger a profissão farmacêutica é também proteger a saúde da população”, finaliza.

Outro aspecto essencial tratado na reunião foi a importância da fiscalização como forma de garantir a assistência farmacêutica no estado. Sobre esse assunto, Marcos reforça que Sergipe tem mostrado avanços importantes no que diz respeito às atividades fiscalizatórias. “Temos um Plano Anual de Fiscalização que está sendo cumprido à risca. Perceber a importância da fiscalização é essencial para construirmos uma profissão mais forte”, afirma o presidente.

O senador Alessandro Vieira se mostrou aberto a ouvir as questões levadas pelo Conselho e destaca: “Eu sou contrário ao encerramento dos Conselhos, embora eu reconheça que eles precisam ter muito mais transparência na sua gestão, especialmente nas suas finanças”. Neste quesito, o CRF/SE tem apresentado suas contas no Portal da Transparência. Trimestralmente as contas do CRF/SE são apresentadas pela Comissão de Tomada de Contas e aprovadas em plenária, além disso, todos os processos fiscais são submetidos a auditoria do Conselho Federal e TCU. O senador reforça a função social dos Conselhos das profissões reguladas enfatiza e a importância da fiscalização feita por estes órgãos. “Eles exercem um papel importante na sociedade, especialmente no tocante à fiscalização das atividades profissionais”, conclui.

As visitas a gestores municipais e membros do Poder Legislativo têm sido as principais ações da Comissão Parlamentar do CRF/SE. Um exemplo disso foi a reunião realizada com o deputado estadual Georgeo Passos, na última semana, que trouxe como resultado uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), que será realizada nos próximos meses. Sobre isso, Alexandre Leite Freitas, presidente da Comissão Parlamentar do CRF/SE destacou que foi feito um convite para que o senador participe também da Audiência, bem como os farmacêuticos sergipanos. “Convidamos também o Senador Alessandro Vieira para audiência pública que acontecerá, para levantar mais detalhes sobre os assuntos emergentes da nossa profissão e para que os parlamentares fiquem atentos para o que pode ser abordado de projetos que possam desfortalecer a nossa profissão”, ressalta.

26/07/2019 11:10