Conselho Regional de Farmácia de Sergipe se reúne com o deputado Georgeo Passos

whatsapp-image-2019-07-18-at-8-24-01-pm_794a2a3a12d3fd15055db4460.jpeg

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sergipe, Marcos Rios, e os membros da Comissão Parlamentar do CRF estiveram reunidos com o deputado estadual, Georgeo Passos, para tratar de assuntos de interesse da profissão farmacêutica e proteção da sociedade . Rios explicou ao deputado a importância de se trabalhar a assistência farmacêutica como estratégia de segurança à saúde da população, no que se refere ao uso racional de medicamentos e qualidade de vida dos pacientes.

Entre os pontos abordados pelo Conselho estão a preocupação pelas constantes propostas de leis que limitam a assistência farmacêutica integral e privação da comunidade a serviços assistenciais importantes, sob a alegação de liberdade econômica. O presidente do CRF/SE ressaltou que o medicamento não pode ser confundido como produto comum. “ O risco de intoxicação inerente ao processo de uso inadequado é tão quanto o benefício que o uso adequado pode trazer. Todo medicamento, por mais banal que pareça, traz riscos. Querer 'americanizar' o uso é perigoso. O mercado brasileiro tem suas peculiaridades", adiantou.

Outro ponto da reunião foi sobre a valorização e a participação dos farmacêuticos nas unidades públicas de saúde. "Um dos problemas são as condições de trabalho. Temos visto propostas de pisos salariais muito abaixo do que está regulamentado no comércio. Os valores oferecidos pelos concursos são um absurdo!", argumentou Rios.

De acordo com Marcos Guilherme, membro da Comissão Parlamentar o farmacêutico pode e deve estar em contato com a população e o Ministério da Saúdes prevê isso. "Os procedimentos ambulatoriais realizados podem servir para captar recursos financeiros para o município através da vinculação do CBO (Código Brasileiro de Ocupações ) farmacêutico aos diversos procedimentos remunerados pelo SUS através da tabela SAGITAP (Sistema de Gerenciamento de Tabelas de Procedimentos, Medicamentos e OPM", destacou Guilherme.

Sensibilizado com as causas, o deputado Georgeo Passos sugeriu que os assuntos fossem tratados em audiência pública, prevista para o mês de agosto. “Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente do Conselho Regional de Farmácia, onde tratamos da preocupação do Presidente diante das discussões legislativas que estão acontecendo atualmente em Brasília acerca da Medida Provisória que visa desobrigar a presença de um farmacêutico em farmácias. Também conversamos da realização de concurso público aqui em Sergipe, bem como a questão salarial a categoria. Finalizamos nosso encontro fechando um cronograma de atividades que visam fortalecer a profissão dos farmacêuticos e a primeira delas é a realização de uma audiência pública. Nosso gabinete está à disposição para colaborar com as demandas dos profissionais farmacêuticos”, afirmou Georgeo.

23/07/2019 14:18