CRF/SE realiza mais uma edição do curso “Conselheiro por um dia”
PARTICIPANTES APRENDERAM SOBRE O FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO E PARTICIPARAM DE ATIVIDADES PRÁTICAS

malu-1_578ce2a94aec46a1794b1f.jpg

Foi realizada na última terça-feira, 16, mais uma edição do curso “Conselheiro por um dia” na sede do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe. Os participantes assistiram a apresentações sobre o funcionamento do CRF e a atuação de seu fiscal e conselheiros, além de participarem de uma atividade prática ao final, onde acompanharam uma Plenária e deram pareceres simulados em processos.

De acordo com um dos palestrantes, Fábio Ramalho, diretor-tesoureiro do CRF/SE, o evento foi gratuito e aberto para alunos e profissionais de Farmácia e funciona como um complemento ao que é aprendido em sala de aula. “Esse é um evento teórico-prático, uma atividade complementar para a formação que eles tiveram na graduação”, explica.

Segundo ele, a ideia é que ao conhecer melhor o funcionamento do Conselho, os alunos tenham interesse em participar das atividades do conselho. “A intenção é aproximar a comunidade acadêmica e os profissionais da instituição. De forma que eles conheçam qual é o real papel da instituição, qual é o papel do Conselheiro e que passem a ter vontade de, no futuro, ser um conselheiro, ser um diretor”, argumenta.

Fábio explica que as atividades práticas realizadas durante a tarde têm como objetivo simular a atuação dos conselheiros. “Essa atividade encerra na Plenária que acontece hoje na UFS. Ao término da plenária eles recebem o título de conselheiro por um dia. Os processos serão julgados durante a plenária e depois da votação dos conselheiros eles seriam consultados de que voto eles dariam, de forma simbólica a fim de exercitar esse trabalho de conselheiro. Então espero sensibilizar esses participantes para que no futuro eles possam ser nossos representantes”.

Betânia Porto, estudante do 8º período do curso de Farmácia, explica que apesar de aprender as leis que regem a atuação dos farmacêuticos na graduação, outros assuntos foram vistos apenas no evento. “Tem muita coisa que a gente pode não ter visto em sala de aula, e que viu aqui, que enriquece nosso currículo, principalmente para quem vai exercer a profissão.”

Ela explica que tem interesse em seguir na profissão, por isso fez questão de participar desse curso. “Eu vim justamente mais por isso, para ser Conselheira por um dia. O que mais me enche os olhos foi justamente saber o que o conselheiro faz, o que é preciso para ser um. isso eu não vi em sala de aula, mas vi aqui. Tenho interesse em ser conselheira, quem sabe até diretora”, conta.

22/07/2019 14:11