CRF/SE e demais entidades de saúde denunciam demora na vacinação dos profissionais de saúde

mesa_2b753db42355fa0c19f1.jpg
Conselheira Federal de Farmácia em Sergipe, Fátima Aragão,  durante coletiva das entidades da área de saúde

As entidades da área da Saúde se reuniram numa coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 4, para relatar a preocupação com a morosidade na vacinação no estado de Sergipe e, consequentemente, a quantidade reduzida de profissionais de saúde vacinados. De acordo com dados levantados no encontro, atualmente existem 8 mil doses de vacina aguardando a burocracia para aplicação.

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) faz parte desta Frente que luta pela agilidade na vacinação aos profissionais de saúde, em especial os que atuam nas áreas de combate à Covid-19. “Mesmo no momento mais crítico que passamos da pandemia e de recolhimento, as farmácias nunca fecharam. Os farmacêuticos se mantiveram na dispensação e orientação de proteção à Covid-19. Nos hospitais, os farmacêuticos estão na cadeia logística de distribuição de produtos médicos e medicamentos que auxiliam na promoção da saúde e recuperação dos pacientes da Covid-19, bem como atuam diretamente com estes pacientes. E nos laboratórios são fundamentais para o rastreamento e diagnóstico dos casos da doença”, diz o presidente do CRF/SE, Marcos Rios.

Ele ressalta que a preocupação com a vacinação dos farmacêuticos atende a toda população, já que se corre o risco deste agente de saúde ser um vetor da disseminação da doença e/ou este atendimento ser prejudicado pela falta de profissionais. “Apesar de todo o protagonismo, especialmente no momento da crise, são poucos ou quase nenhum farmacêuticos vacinados em nosso Estado. Precisamos vacinar os farmacêuticos e profissionais da assistência farmacêutica ou corremos o risco de ficar sem estes profissionais e estabelecimentos”, diz.

A Conselheira do Federal de Farmácia do Estado de Sergipe, Fátima Aragão, representando o convite ao Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), esteve presente e ressaltou sua preocupação com a categoria. “Esta coletiva tem o intuito de mostrar a sociedade de que a logística de vacinação em Aracaju dos profissionais de saúde, em particular dos farmacêuticos, está equivocada. A Secretaria Municipal de Saúde informou que 70% dos profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19 foram vacinados, mas temos conhecimento que nenhum farmacêutico da área de urgência de hospitais particulares da capital foi vacinado”, ressalta ela, lembrando que as consultas nas farmácias e os testes para a doença estão sendo feitos desde o início da pandemia e estes profissionais continuam expostos.

Durante a coletiva foi informado que a Frente de Entidades da Saúde vem denunciando os casos de fura-fila ao Ministério Público do Estado e foi encaminhado ao governador Belivaldo Chagas ofício mostrando a preocupação das categorias com o ritmo de vacinação no Estado. “Na última quinta-feira, 25, Sergipe estava em 26º lugar de vacinação do país. E como se fosse pouco, recebemos a notícia ontem que o cadastro para vacinação dos profissionais autônomos no site da Prefeitura Municipal de Aracaju necessita da quitação dos três últimos meses do ISS ”, denuncia.

foto2_1219cb48203b9a9950c9e8ba.jpg
Fátima Aragão e a conselheira do CRF/SE e vice-presidente do Sindifarma, Daniela Ferreira, prestam esclarecimentos à imprensa

A reunião também teve o intuito de mostrar que as diversas áreas estão aptas a ajudar ao poder público e facilitar o processo de aplicação das vacinas. De acordo com o presidente da Sociedade Médica de Saúde (Somese), Hesmoney Santa Rosa, diversas instituições a exemplo das de Saúde, estão apitas a ajudar. “Em todo Brasil vemos campanha de vacinação em estádios, colégios e instituições de saúde estão trabalhando em conjunto. Todos empenhados em agilizar a vacinação dos profissionais de saúde e dos idosos, que são os primeiros neste processo”, diz.

Além do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe , representado pela conselheira federal, Fátima Aragão, e da vice-presidente do Sindicato de Farmacêuticos do Estado de Sergipe (Sindifarma) e  conselheira do CRF/SE, Daniela Ferreira, estiveram presentes no evento o presidente do do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), Elton Monteiro; o presidente da Sociedade Medica de Sergipe ( Somese), Hesmoney Santa Rosa; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), Jilvan Monteiro; o presidente em exercício do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Sergipe (Coren), Conrado Marques; o presidente Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe ( Sintasa), Augusto Couto; presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Anderson Lessa; o presidente do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas de Sergipe (Sinodonto), Lisandra Lima; o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales; o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (Crefito), Jarder Pereira; a secretaria-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Fisioterapeutas de Aracaju/SE (Sintrafa), Adriana Azevedo Sintrafa e diretor do Unimed, Alvimar Moura.

04/03/2021 11:19