LEIS E PROFISSÃO FARMACÊUTICA SÃO DISCUTIDAS EM LIVE COM O DEP. GEORGEO PASSOS

leis-e-profissao-farmaceutica-sao-discutidas-em-live-com-o-dep-georgeo-passos_146b7a2d6494f8a7f4010d8.png

A pandemia da Covid-19 realçou a importância das unidades de saúde e seu impacto na sociedade. Em busca da garantia dos direitos da categoria farmacêutica o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) tem atuado através da Comissão Assessora Parlamentar e de Assuntos Regulatórios, desde a sua criação, para valorizar a profissão estreitando laços com representantes da Assembleia Legislativa. A partir dessa temática, o membro da Comissão, Carlos Eduardo Araújo, realizou uma transmissão ao vivo com o Deputado Georgeo Passos nesta terça-feira, 18.

Na oportunidade foram discutidas as leis que envolvem a profissão farmacêutica, relacionadas a projetos e às conquistas regulamentadas recentemente. “É necessário trazer esse debate à tona pela parceria do parlamentar com a farmácia, visto que tornou-se referência para a categoria no legislativo, e assim mostrar que continuamos trabalhando de forma contínua, mas com restrições por conta do momento”, afirmou o farmacêutico.

Durante a discussão outras ações do deputado junto com o CRF/SE foram ressaltadas, como a Lei nº8724/2020, aprovada em 23 de julho de 2020, assegurando a ampliação de prioridade de atendimento de profissionais de saúde, incluindo os farmacêuticos, regulamentado na Lei nº 8.709/2020, de autoria da deputada Maria Mendonça.

“Quando membros do Conselho vão ao meu gabinete sempre estão preocupados com a coletividade, buscando melhorias para a toda a categoria. Neste momento de pandemia a preocupação maior foi em relação a exposição, uma vez que estão na linha de frente do combate a pandemia. Nosso mandato está ativo para potencializar esse direito”, destaca o deputado.

Para o Dep. Georgeo Passos nem sempre um mandato garante vitórias, a exemplo da Proposta de Lei encaminhada pela Indicação nº 129/2020 ao governador Belivaldo Chagas, a fim de interditar farmácias que não cumprissem determinadas medidas, que não avançou como desejado para uma regulamentação. Ao mencionar os frutos da parceria do mandato do deputado com o CRF/SE, também foi relembrado a audiência pública que colocou em discussão a categoria e seu panorama no estado.

“Precisamos que as pessoas façam seu papel enquanto cidadãs, com ideias que merecem atenção. O membros do CRF/SE são exemplo dessa atitude, levando propostas concretas para o nosso gabinete, como a da regulamentação da farmácia pública para que tenha no organograma nos municípios sergipanos, ainda em discussão”, reforçou.

Georgeo acrescentou ainda que é preciso avançar com diálogo aberto, transparente e em busca do bem comum. “Ainda há um grande distanciamento do que está na lei e na prática, mas se estamos debatendo essas pautas, com certeza há maiores chances de sucesso”, disse.

Já Carlos Eduardo Araújo ressaltou que tem a honra de participar de um grupo de pessoas comprometidas com a profissão. “Vejo a dedicação dos meus colegas do CRF/SE, Sindifarma e a Conselheira Federal, Fátima Aragão, em prol da valorização do cuidado com as pessoas e profissionais”,

Na visão do presidente do CRF/SE, "somente a União das frentes que representam a profissão e o estreitamento com o poder legislativo será possível galgar passos mais seguros nas conquistas da profissão. O CRF-SE tem se esforçado para garantir pautas e confia nas suas comissões e grupos de trabalhos para atuar na diversas frentes. Temos a perspectivas de trabalho conjunto entre as comissões. Atualmente estão previstos alguns trabalhos da Comissão Parlamentar e de Assuntos Regulatórios e da Comissão de Farmácias do Setor Público”, adiantou o presidente do CRF/SE, Marcos Rios.

21/08/2020 10:00