A Farmácia Comunitária passou por grandes transformações desde o surgimento das boticas. Hoje além da dispensação de medicamentos, os farmacêuticos realizam a assistência farmacêutica.
Aferição de pressão, teste de glicemia e orientação quanto ao uso correto dos medicamentos são os principais serviços prestados a população através da assistência farmacêutica. O atendimento aproxima o paciente do farmacêutico criando um vínculo de confiança.
O farmacêutico Rodrigo José dos Santos nasceu e foi criado dentro de uma Farmácia no município de Itabaiana. "Gosto de trabalhar com gente. Sou farmacêutico atuante há oito anos, mas já trabalho em farmácia comercial há 15 anos. Uma profissão muito importante para qualidade de vida da população", disse.
Rodrigo conta que muitos pacientes procuram a Farmácia em busca de informações prescritas na receita pelo médico. "O paciente traz a receita médica para tirar dúvidas, pois às vezes o médico não orienta quanto ao uso correto do medicamento", explica.
Além da assistência na farmácia, quando necessário o farmacêutico também vai até a casa do paciente. "Uma pessoa que encontra-se acamada, por exemplo, vamos até o paciente para aferir a pressão arterial, glicemia capilar oferecendo um melhor atendimento",informa Rodrigo adiantando que esse é o diferencial no papel do farmacêutico.