CRF/SE PROMOVE I ENCONTRO DO CICLO DE SESSÕES CLÍNICAS
EVENTO FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO E TEVE A PRESENÇA DE PROFESSORES, PROFISSIONAIS DO MERCADO E ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA

Na tarde da última sexta-feira, 20, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou o I Encontro do Ciclo de Sessões Clínicas. Idealizado pela diretoria do Conselho, o evento teve o objetivo de aprimorar a prática clínica farmacêutica, promovendo o debate entre profissionais e estudiosos da área. Com o auditório do CRF/SE praticamente lotado, o público pôde ouvir a experiência de quatro farmacêuticos, que trataram dos mais diversos temas, desde oncologia até o tratamento de pacientes idosos. Além disso, a atividade contou também com a presença dos professores convidados Divaldo Pereira de Lyra Junior, Izadora Menezes da Cunha Barros, Grace Anne Azevedo Dória e Juliana Maria Dantas Mendonça.

A dinâmica do encontro foi conduzida pelo professor Dr. Divaldo Pereira de Lyra Junior e consistiu na apresentação dos casos, posteriormente houve comentários dos professores e, por fim, o público presente teve a possibilidade de fazer perguntas e comentários aos apresentadores. Segundo o professor Divaldo, a iniciativa é importante pois se trata de uma forma de aprimoramento da profissão e de aquisição de novos conhecimentos. “As maiores sociedades científicas na área da saúde costumam ter momentos como esses, então podemos ver que estamos entrando em um nível no qual estamos nos ‘reprofissionalizando’ ”, afirma. “A maior credibilidade profissional vem da discussão e do debate qualificado”, conclui.

Graziela Batista, que participou do curso como ouvinte, também acredita na importância desses momentos para aprimorar a prática clínica farmacêutica. Segundo ela, “essas discussões são interessantes, pois nem todo mundo teve a oportunidade de ter aulas sobre isso, principalmente quem se formou há mais tempo. Esse tipo de palestra faz a gente se interessar ainda mais pelo tema, mesmo pessoas que não trabalham nessa área, como é o meu caso. Encontros como esses são sempre bem-vindos e eu espero que tenham mais”.

Apresentação e análise dos casos clínicos

O primeiro caso apresentado tratou sobre o impacto de intervenções farmacêuticas não atendidas e foi trazido por Jeferson Cunha Oliveira, que trabalha como farmacêutico no Hospital Primavera. Já a segunda apresentação ficou a cargo da farmacêutica Lilian Gallinella Cruz e trouxe alguns aspectos sobre a orientação farmacêutica quanto ao uso de medicamentos para a melhor comodidade terapêutica de um paciente idoso. Lilian, que é farmacêutica no Hospital São Lucas, fala um pouco da sua experiência como palestrante. “Foi maravilhoso e eu gostei bastante de palestrar para os meus colegas, foi uma experiência diferente. Foi uma troca muito rica e acabei conhecendo vários colegas que eu não conhecia antes”, conta. “O Conselho está de parabéns e está nos estimulando a fazer ainda mais pela classe, algo que estamos precisando”, conclui.

Após uma pequena pausa, o terceiro caso foi apresentado pela farmacêutica Juliana Pereira dos Santos e teve como objeto de estudo uma paciente portadora de hipertensão, diabetes, DPOC, sequela de AVC, com quadro de broncoaspiração que evoluiu para pneumonia. Por fim, o último caso tratou sobre a temática da avaliação farmacêutica de terapia da dor em pacientes oncológicos, e foi explanado pela farmacêutica oncológica Gildete Alves de Oliveira.

Fábio Ramalho, Diretor Tesoureiro do CRF/SE, fez um balanço da atividade e explica: “Hoje tivemos uma experiência diferente, foi uma ideia inovadora e que deu muito certo, de trazer os casos clínicos, mostrar como foram feitas as intervenções farmacêuticas e promover uma discussão junto com os colegas”. Fábio afirma ainda que “os professores convidados trouxeram vários comentários sobre os casos e deixaram a tarde ainda mais enriquecedora” e ressalta: “é uma proposta da diretoria sempre promover ações de capacitação, buscando que o farmacêutico preste um serviço cada vez melhor à população”.

23/04/2018 16:13