DIRETORIA DO CRF/SE PARTICIPA DE CURSO DE TREINAMENTO DE MÍDIA

Com o objetivo de melhorar o seu contato com a mídia de uma forma geral, a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SE) participou no último sábado (24) de um curso de Treinamento de Mídia (Media Training).

O curso durou o dia todo e foi dividido em duas etapas: a primeira tratou de aspectos básicos da atividade jornalística e de assessoria de imprensa e contou com a participação dos jornalistas Luciano Augusto e Valnísia Mangueira. Já o segundo momento teve a presença do fonoaudiólogo gerontólogo Dr. Thiago Ferreira, que mostrou como a fala tem a capacidade de otimizar processos comunicativos.

De acordo com assessora de imprensa do CRF/SE, Rebeca Teixeira, era imprescindível que a nova gestão participasse de um Media Training para que saiba lidar com os atuais contextos midiáticos, que estão sempre em mudança.  “Desenvolvemos o curso em dois blocos, nesse primeiro momento a diretoria teve aulas teóricas que abordaram alguns cases, já o nosso próximo encontro será completamente prático, em que vamos poder exercitar os conceitos teóricos já discutidos, e na presença de alguns jornalistas de renome do mercado sergipano”, explicou Rebeca.

Segundo Larissa Feitosa, Vice-Presidente do CRF/SE, a ideia de realizar um Media Training com a Diretoria do Conselho foi importante e proveitosa. Depois de participar do curso, ela afirma que “esse conjunto de informações vai servir para nos deixar mais seguros para qualquer tipo de pronunciamento que a gente precise fazer”. Além disso, Larissa ainda ressalta os resultados a curto prazo que a ação proporcionou. “Agora a gente sabe exatamente como se portar, tivemos oportunidade de tirar muitas dúvidas e de perder alguns medos e anseios, e estamos mais seguros para representar a categoria”, explica. “Já estou ansiosa para a parte prática”, brinca.

Thiago Ferreira, fonoaudiólogo que ministrou uma parte do Treinamento, também acredita que essa tenha sido uma iniciativa que vai trazer benefícios para a instituição. “Foi com muita alegria que participei da proposta do treinamento de mídia oferecido pelo CRF/SE. Otimizando o processo comunicativo dos seus membros, o CRF mostra-se bastante assertivo investindo no aprimoramento da comunicação dos seus gestores, o que vai gerar uma melhora significativa no desenvolvimento do trabalho tanto internamente quanto externamente”, comenta. “Essa face da atuação fonoaudiólogica com profissionais que buscam melhorias no desenvolvimento da sua comunicação vêm crescendo grandemente e ter tido a oportunidade junto a esses profissionais nos honra muito, principalmente com profissionais tão dedicados ao que fazem e com bastante vontade de aperfeiçoar-se", acrescenta.

O Treinamento de Mídia para as instituições

Melhorar o relacionamento com a imprensa em seus mais diversos níveis vem sendo uma preocupação cada vez mais frequente de diversas empresas e organizações. Para isso, investe-se cada vez mais no Media Training, pois ele contribui para a conquista de credibilidade e fortalece a boa imagem e reputação das instituições frente à sociedade.

Para Luciano Augusto, um dos facilitadores da atividade realizada pelo CRF/SE, “a ideia do media training é trazer para diretoria a noção de como se portar, o que falar, como falar e a importância de estar preparado para entrevistas. São noções que ninguém tem obrigação de ter naturalmente mas que é importante ter quando assumimos o comando de uma instituição”. O jornalista complementa reconhecendo que, por se tratar de uma atividade humana, a comunicação está sujeita aos mais diversos erros. “[Justamente] por isso é importante estar bem treinado, alinhado com o discurso corporativo e ter em mente que nossas convicções pessoais devem ficar de lado quando estamos representando alguma instituição”, reitera.

Valnísia Mangueira, que também ministrou uma parte do Media Training, concorda com Luciano na importância da atividade e reforça a necessidade de diálogo entre instituições públicas e a sociedade. “Para mim, [realizar um Treinamento de Mídia] é uma comprovação de que existem entidades aqui que têm compromisso não só com as suas categorias, mas também com a sociedade, no momento em que elas se preocupam em falar da forma correta, em tentar se aproximar e mostrar seus objetivos de forma clara”, afirma. “Trabalhar com profissionais que têm esse tipo de atitude com relação à informação é bem positivo e faz a gente ficar animado”.

27/03/2018 16:57