CRF/SE PARTICIPA DA PRIMEIRA PLENÁRIA DE 2018 NO CFF

A Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Larissa Carvalho, esteve em Brasília na semana passada, onde participou da  primeira Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em que se comemorou o Dia do Farmacêutico. O evento contou com homenagens ao Ministro da Saúde e discussões sobre os avanços no âmbito farmacêutico.

O primeiro dia de Plenária contou com a homenagem ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que recebeu uma Comenda do Mérito Internacional Farmacêutico do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João. O Ministro também anunciou uma série de medidas que já são adotadas no Ministério da Saúde para consolidar a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre essas medidas, foi destacada a inclusão do Código Brasileiro de Ocupação do Farmacêutico, que foi ligado a 49 códigos de procedimento do SUS, o que foi considerado um grande avanço para a categoria e foi muito comemorado na ocasião.

Para a Vice-Presidente do CRF/SE, Larissa Carvalho, a presença do Ministro e de toda equipe de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde no evento consolida a parceria entre o CFF e o Ministério, o que, para a classe farmacêutica é de extrema relevância. “É muito importante ter esse acesso direto”, afirma Larissa.

Outra medida importante anunciada pelo Ministro da Saúde foi o início do programa Cuidados Farmacêuticos no SUS, em que o farmacêutico será inserido no Sistema Único de Saúde em determinados serviços para prestar cuidados clínicos farmacêuticos. Larissa explica que “isso também é um grande avanço para categoria, pois aumenta a inserção desse profissional no SUS e abre caminhos para a farmácia clínica”.

Uma pauta ganhou destaque ao ter sua inclusão requisitada em meio às discussões. O CFF realizará uma consulta pública para conhecer a opinião dos farmacêuticos sobre a possibilidade da criação de um Exame de Proficiência para o profissional farmacêutico. Essa pauta surgiu por conta da preocupação com a quantidade de cursos de Ensino à Distância que são abertos para o curso de Farmácia no Brasil.

Segundo o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, a presença de Larissa Carvalho na Plenária Federal foi muito importante para o Conselho pois, além de dar início ao processo de familiarização e integração da nova gestão com as plenárias e os processos federais, a Vice-Presidente pôde trazer para o estado as pautas e discussões de magnitude nacional. “Isso é de extrema importância para nós e para o estado”, ressaltou o Presidente.

Durante a reunião a Conselheira Federal por Sergipe, Vanilda Aguiar, colocou para aprovação do pleno a prorrogação ou a reabertura do REFIS, visando a dificuldade que alguns farmacêuticos se encontram por conta da atual situação econômica do país, a medida se acatada proporcionará ao farmacêutico financiar suas dívidas com os Conselhos de Farmácia. A proposta saiu de pauta para análise da diretoria do Conselho Federal de Farmácia.

31/01/2018 11:03