PRESIDENTE DO CRF/SE MARCA PRESENÇA NA 15ª JORNADA FARMACÊUTICA

Nesta terça-feira, 19, a presidente do CRF/SE - Rosa Mariz – esteve presente na abertura da 15ª Jornada Farmacêutica, organizada pela Universidade Tiradentes (Unit) durante o 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde. Estabelecida como uma tradição do curso de Farmácia da Unit, a Jornada, realizada por quinze anos consecutivos, teve início na manhã de hoje e chega ao fim na quinta-feira, 21,  com a estimativa de receber cerca de 350 farmacêuticos e estudantes da área.

A Prof. Msc. Juliana Dantas, coordenadora do curso de Farmácia da Unit, explica que, pensando na importância do trabalho do farmacêutico na vida da sociedade, os organizadores da Jornada trouxeram uma agenda muito ampla para atender às principais nuances do âmbito da Farmácia. “Teremos farmacêuticos atuando na saúde pública, com as orientações farmacêuticas, farmácia comunitária. Teremos a parte de farmácia clínica e hospitalar. Teremos também a parte de tecnologia farmacêutica, que é fundamental na produção de protetores solares, por exemplo, e na qualidade desses produtos. Haverá uma mesa redonda sobre a prevenção ao câncer de pele com uma médica dermatologista e sem a presença do farmacêutico na parte de farmacologia cosmética não é possível conduzir o debate com sucesso”, conta a professora.

Além disso, haverá outras discussões, sobre farmacoepidemiologia e sobre toxicologia clínica - com a palestrante Gabriela Oliveira Silveira, que falará sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes e veio ao Congresso com o apoio do Conselho Federal de Farmácia à Unit. Na mesa da professora Gabriela, também estarão presentes representantes da OAB, o médico e o profissional de educação física, cada um falando sobre seu contexto. Segundo a professora Juliana, outra mesa de destaque será a de doenças cardiovasculares, mais uma discussão multiprofissional que trará novos conhecimentos ao público inscrito. Prescrição farmacêutica e de fitoterápicos será outro tópico da Jornada, sempre preocupada em trazer o que há de mais novo para os atuais e futuros farmacêuticos.

Para a presidente do CRF/SE, Rosa Mariz, é uma imensa satisfação participar da 15ª Jornada Farmacêutica. “Parabenizamos a Unit e a coordenação do curso de farmácia por realizarem mais uma edição deste evento, que tem o objetivo de ampliar e inovar o conhecimento profissional do farmacêutico”, diz Rosa, em nome do Conselho.

A Conselheira Federal de Farmácia pelo estado de Sergipe, Vanilda Aguiar, também prestigiou e apoiou o evento, ressaltando a qualidade na organização dos cursos e mesas: “É muito importante que os estudantes e farmacêuticos tenham acesso ao conteúdo das discussões proporcionadas pela Jornada Farmacêutica. Assim, eles entram em contato com os debates atuais  e podem interagir com outros colegas e compreender diferentes pontos de vista, o que agrega ainda mais conhecimento”.

A jornada é aberta para alunos do curso de Farmácia de qualquer instituição de nível superior e para profissionais do ramo. As inscrições custam R$100,00 e os inscritos terão direito a participar de dois minicursos.

19/09/2017 18:10