O FARMACÊUTICO NA SAÚDE INDÍGENA É TEMA DA ENTREVISTA FARMACÊUTICA

A assistência farmacêutica é estratégica na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Que serviços os farmacêuticos podem prestar dentro dessa política? Como eles estão sendo preparados para atuar junto aos indígenas? Quais são as doenças mais prevalentes entre os índios brasileiros? Por que doenças que, até recentemente, não eram registradas entre os indígenas, como a hipertensão e o diabetes, estão disseminando-se entre eles? Como os farmacêuticos conciliarão a dispensação de medicamentos alopáticos com as práticas de saúde tradicionais indígenas?

O ENTREVISTADO - As respostas estão com o DR. MAURO CASTRO. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” da próxima quarta-feira (06.09.17). Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), CASTRO é mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada (Espanha). É doutor em Medicina (Ciências Médicas) pela UFRGS e tem por área de interesse de pesquisa os modelos e métodos em atenção farmacêutica, efetividade da atenção farmacêutica e educação farmacêutica. DR. MAURO CASTRO é professor de Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFRGS, onde, também, coordena o curso de aperfeiçoamento para farmacêuticos que atuam na atenção primária à saúde. O curso teve uma edição especial voltada para a saúde indígena resultado de uma parceria entre a Universidade e o Ministério da saúde.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) vem debatendo a saúde indígena e está empenhado em promover a qualificação de farmacêuticos que atuam junto aos indígenas pelo SUS. Em novembro, durante a realização do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, o CFF promoverá uma mesa redonda reunindo farmacêuticos que atuam na saúde indígena. A convite do CFF, esses farmacêuticos estão elaborando uma resolução que trará diretrizes para as atribuições do farmacêutico na saúde indígena. Os farmacêuticos são o próprio DR. MAURO CASTRO e as DRAS. MÔNICA MARIA HENRIQUE DOS SANTOS, IRLANY DAYANA MORENO RODRIGUES (coordenadora do grupo) e NAYARA LEAL FERREIRA BALDINI.

A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, na próxima quarta-feira (06.09.17), a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

*Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

18/09/2017 14:33