CFF LANÇA MAIS NOVO GUIA DE PRÁTICA CLÍNICA DO PROFAR

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar), lançou nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, durante sua 461ª Reunião Plenária, o seu segundo Guia de Prática Clínica Dismenorreia, sobre Sinais e Sintomas do Aparelho Genital Feminino. A publicação faz parte de uma série de nove guias, que estão sendo desenvolvidos pelo conselho para respaldar a atuação clínica do farmacêutico.

A dismenorreia é uma das queixas ginecológicas mais frequentes em todo o mundo e afeta a qualidade de vida de muitas mulheres. Entre 50% e 90% delas informam já terem sentido dor no período menstrual. Para o alívio da dor, habitualmente a paciente opta pelo autocuidado sem orientação, muitas vezes de modo inadequado. “O farmacêutico, principalmente aquele que atua na farmácia comunitária, em contato direto com a paciente, tem um papel estratégico no sentido de evitar a automedicação, auxiliar as pacientes na seleção dos medicamentos mais indicados e encaminhá-las ao serviço de saúde, quando indicado, evitando complicações”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

A coordenadora do ProFar, Josélia Frade, agradeceu o engajamento da equipe técnica e também o cuidado dos demais profissionais que contribuíram na produção do livro. Josélia lembrou que o lançamento do segundo guia coincidiu com o encerramento da primeira edição do curso do Profar, Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados, do ProFar. Ela comemorou os resultados que serão divulgados ainda esta semana. Todos os alunos que foram aprovados no curso on-line receberão em casa, pelos correios, mais esse livro, a exemplo do que já ocorreu com os demais.

Para saber mais acesse https://goo.gl/4Uo3FS

Para conferir o conteúdo do livro, acesse https://goo.gl/9p9YLD