FARMACÊUTICOS CONCLUEM CURSO DE FITOTERAPIA OFERECIDO PELO CRF/SE

Fitoterapia, o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças, é um dos assuntos mais recorrentes a cada dia na área da farmácia. No intuito de preparar ainda mais os estudantes e profissionais para as diferentes formas de atendimento ao paciente, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) deu continuidade ofertando gratuitamente o segundo módulo do curso de Fitoterapia, realizado na Unit e ministrado pela professora Kalynne Bezerra - responsável pelos projetos de Fitoterapia sob a coordenação da Dr.ª Terezinha Rego e responsável técnica pela Farmácia Viva no Governo do Estado do Maranhão.

A oficina de fitoterápicos, dividida em três turmas pelo turno da manhã, mostrou a cerca de 120 farmacêuticos presentes como fazer xaropes, pomadas e chás como paliativos medicinais. Para a estudante de Farmácia Niclécia, que veio da Uniages, em Paripiranga - BA, o curso foi enriquecedor para seu conhecimento. “O bom é quando a gente vai para um curso ou palestra como essa e sai com entendimento, esclarecimento. E esse curso foi ótimo. A professora é nota 10”, anima-se Niclécia.

Já Erivaldo Moreira, que também veio da Bahia para assistir ao curso, ficou agradecido pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos: “Realmente foi um trabalho maravilhoso. Muito bom para o nosso aprendizado”.

Clara Raissa Rocha, Vice-Presidente do CRF/SE, explica que é importante conhecer as propriedades das plantas medicinais para que os tratamentos sejam eficazes. “Os cursos de curta duração são importantes para estimular estudantes de Farmácia e profissionais da área a se aprofundarem no conhecimento de Fitoterapia”, afirma Clara. “Contudo, para fazer a prescrição farmacêutica de fitoterápicos, é preciso uma especialização na área”, completa.

Na fase teórica do encontro, realizada à tarde, a prof. Kallyne falou sobre o uso correto das plantas medicinais e sobre a prescrição de fitoterápicos, encerrando, portanto, seu bloco de oficinas e palestras. Os farmacêuticos inscritos se animaram com o assunto projetado pela professora.

“A gente conseguiu conscientizar os farmacêuticos e estudantes de farmácia da importância de se usar corretamente as plantas e inserção do trabalho nas comunidades. E, também, sobre o poder transformador do projeto Farmácia Viva, que no Maranhão é um sucesso e aqui já existe e está dando certo”, conta a prof. Kallyne.

Vanilda Oliveira Aguiar, conselheira federal de Farmácia pelo estado de Sergipe e responsável pela realização do trabalho com o apoio do CFF, CRF/SE e Unit, destaca a disponibilidade da professora que ministrou as aulas: "Agradecemos imensamente a colaboração da professora Kallyne Bezerra, do Maranhão. Ficamos felizes em concluir mais esse ciclo, que foi de grande importância para nossos profissionais".

Além disso, Clara Raissa ainda afirma: “A diretoria do CRF/SE fica muito feliz em trazer cursos que ampliem o horizonte dos profissionais farmacêuticos e, principalmente, dos estudantes de Farmácia, em temas tão recorrentes atualmente, pois a Fitoterapia faz parte das práticas integrativas do SUS”.

29/08/2017 17:29