DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA DA UFS DESENVOLVE APLICATIVO PARA PREVENÇÃO DO COLESTEROL

Num país onde há mais aparelhos celulares que habitantes, faz-se necessário o direcionamento da utilização desses dispositivos para atividades que proporcionem maior facilidade e bem estar, fazendo a diferença na vida de seus usuários. Foi com esse intuito que o professor Lysandro Borges e o Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Departamento de Computação e o Hospital Universitário, desenvolveu o “Colesterol em Dia”, aplicativo para smartphone (dos sistemas Android e iOS) que promete auxiliar no controle do colesterol dos pacientes.

O aplicativo - fruto de um projeto de pesquisa realizado entre os departamentos, voltado para o uso profissional de farmacêuticos, médicos e estudantes das áreas – calcula os níveis de colesterol LDL e frações, classificando as taxas em baixo, médio e alto risco. Quanto mais altos forem os níveis de colesterol, maiores as chances da obtenção de doenças cardiovasculares.

O alto colesterol também tem influência na possibilidade de efeitos colaterais no uso de estatinas, medicamentos usados para a contenção desses índices. Dessa forma, o cálculo feito pelo aplicativo indica a estatina correta para o uso de cada paciente.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Rosa Mariz, parabenizou o professor Lysandro e a UFS pela iniciativa. “Será um grande benefício para os farmacêuticos e para milhares de pessoas’, afirma Rosa.

Ainda em fase de registro, o “Colesterol em Dia” foi lançado na palestra do prof. Lysandro, durante a realização do 5º Congresso de Farmácia Comunitária de Sergipe. E, em breve, estará disponível nas lojas Google Play e App Store para os sistemas Android e iOS.

23/05/2017 17:24