Presidente do CFF abre Congresso de Farmácia Comunitária em SE

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, proferiu, na manhã da última sexta-feira, dia 12 de maio, a conferência de abertura do 5º Congresso de Farmácia Comunitária, da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC/SE). O evento, um dos mais tradicionais do segmento no país, está sendo realizado no Hotel Radisson, em Aracaju.

O presidente destacou a sua satisfação em abordar, diante de um auditório lotado de farmacêuticos comunitários e estudantes, sobre o segmento onde se refletiram as mais profundas transformações vivenciadas pela Farmácia nos últimos anos. “Com orgulho pude mostrar aos colegas farmacêuticos comunitários, e também aos estudantes que pretendem ingressar nessa área, que o CFF foi o grande protagonista da verdadeira revolução que ocorre hoje na Farmácia Comunitária. Revolução esta, impulsionada pela publicação das resoluções sobre as atribuições clínicas e a prescrição farmacêutica, e a aprovação da Lei nº13.021/14”, salientou.

Walter Jorge João mostrou que, além de estar na linha de frente desse processo, o conselho não para. “Estamos atuando em várias frentes, como a regulamentação da Lei nº 13.021/14 e das normas da Anvisa para respaldar e viabilizar, na prática, mudanças já asseguradas, como a aplicação de vacinas em farmácias”, observou.

O presidente do CFF conclamou os farmacêuticos comunitários a também assumir uma postura proativa em favor da valorização do farmacêutico. “De nossa atitude como profissionais da saúde depende a consolidação dessas mudanças”, disse ele, para depois parabenizar as diretorias da SBFFC-SE, da SBFFC Nacional e do CRF-SE, que apoia o evento, junto com o CFF. “Esse momento de troca de experiências e de capacitação também é peça estratégica na consolidação desse processo de transformação.”

Bianual, o 5º Congresso de Farmácia Comunitária agrega a 5ª Jornada de Análises Clínicas, o 2º Simpósio de Farmácia Hospitalar e o 2º Simpósio de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe. Entre a jornada, os simpósios, fóruns e encontros, estão programadas mais de 30 palestras e mesas-redondas, mediadas por expoentes da área de saúde de todo o Brasil, além de oficinas, cursos multiprofissionais, exposição de trabalhos científicos e apresentação de temas livres. Simultaneamente, está ocorrendo a feira de exposição Expofar, que reúne redes, indústrias e empresas do setor farmacêutico.

Além do presidente do CFF, compuseram a mesa de abertura do congresso, o presidente da Associação de Farmacêuticos de Países de Língua Portuguesa (AFPLP), Valmir de Santi, que também é vice-presidente do CFF; a presidente da SBFFC Nacional, Carmen Íris Tolentino; a presidente do CRF-SE, Rosa Marins, e a presidente do congresso e da SBFFC-SE, Vanilda Aguiar, que é, ainda, conselheira federal de Farmácia pelo estado de Sergipe.

Valmir de Santi destacou a importância do congresso. “A busca de conhecimento é fundamental para que possamos oferecer uma assistência de qualidade aos que recorrem a nós, farmacêuticos”, assinalou, elogiando o fato de o auditório estar lotado. “A casa cheia mostra como Sergipe reage ao chamado da profissão.”

A presidente da SBFFC Nacional, Carmen Íris Tolentino, emocionou-se com o gesto do presidente do CFF, que convidou os integrantes da mesa a se abraçarem na hora do Hino do Farmacêutico. “Senti, neste momento, a força da união que o senhor propaga desde o primeiro dia de sua trajetória frente ao CFF”, disse ela. “O Hino do Farmacêutico relata o que é a Farmácia e quem somos nós, farmacêuticos: uma profissão milenar, composta por profissionais dispostos a fazer o bem às pessoas”, completou. Carmem Íris enalteceu a disciplina com que a SBFFC-SE, com o apoio do CRF-SE, tem cumprido a sua missão de promover a atualização dos profissionais do estado.

Rosa Marins citou Roberto Freire, para falar da importância do evento. “A educação não muda o mundo. Muda as pessoas, que mudam o mundo.” Vanilda Aguiar fez questão de citar nominalmente todas as instituições que apoiaram o evento. Após agradecer, declarou oficialmente aberto o evento. “Que seja uma rica troca de experiências”, desejou. O 5º Congresso de Farmácia Comunitária dura até este sábado, 13 de maio.

Para ver as fotos do congresso, acesse o álbum aqui.

Fonte: Comunicação do CFF

13/05/2017 12:07