No Dia do Farmacêutico CRF/SE realiza cerca de 2 mil atendimentos à população

A movimentação nos corredores do Shopping Prêmio chamou a atenção dos passantes, como Juliana Santos, moradora da cidade de Nossa Senhora do Socorro, que, junto à sua família, parou para se informar com a organização no estande. Era a ação de "Serviços farmacêuticos para a população", organizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) com o intuito de democratizar o acesso à saúde e de informar à comunidade local sobre a função do profissional na Farmácia, em comemoração ao Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro.

O evento - fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (Unit), a Faculdade de Aracaju (FACAR) e com a farmácia Pague Menos - iniciou-se às 10h, estendendo-se às 18h, e dispôs de serviços como: verificação de pressão arterial, glicemia, medida antropométrica, análise cardiovascular, além de orientação farmacêutica e instruções sobre os riscos da mistura de medicamentos com o álcool ou alimentos.

"Esse evento é muito importante por conscientizar a população sobre a importância de se fazer uma triagem e procurar a ajuda de um profissional da saúde, no nosso caso, de um farmacêutico", afirma Clara Raissa Rocha, vice-presidente do CRF/SE. Ela ressalta, também, a relevância do conhecimento do trabalho do farmacêutico na orientação do paciente em relação aos seus medicamentos.

A socorrense Juliana Santos não conhecia esse tipo de trabalho anteriormente, mas passou a entendê-lo depois dos exames. "É bom pela razão de muitas pessoas se acanharem para ir a um médico. Para quem não tem costume de fazer essa checagem, é uma forma de se sentir mais à vontade", comenta a paciente.

Para Yasmin de Jesus, aluna do terceiro período do curso de Farmácia da Unit, "é muito bom sair da teoria, vivenciar a prática, orientar as pessoas. Isso vai enriquecer muito o nosso aprendizado". A estudante ainda alertou sobre o risco do uso de medicamentos misturados à bebida alcoólica, informação que passava a quem participasse da ação. A diretoria do CRF/SE, a conselheira Federal, Vanilda Aguiar, farmacêuticos e professores acompanharam toda a ação.

Dez minutos. Era esse o tempo máximo para ser dado um diagnóstico de hipertensão ou diabetes no local. Uma atitude simples que pode mudar a qualidade de vida de alguém. "Estamos fazendo hoje um evento social, para ajudar a sociedade: medindo a glicose de pacientes diabéticos e com suspeita de diabetes - para diagnóstico e acompanhamento -, aferindo pressão arterial e, nesse consultório, avaliando o risco cardiovascular", conta o professor de farmácia da UFS Lysandro Borges. Os três consultórios farmacêuticos fizeram um grande sucesso, cerca de 2000 atendimentos foram realizados.

Para Antônio do Nascimento, gerente de uma loja do Shopping, o evento do Conselho de Farmácia foi uma oportunidade de observar de perto sua saúde, algo que não faz parte de sua rotina. "É ótimo ter um acompanhamento da nossa saúde, e gratuito então. Às vezes ficamos relaxados, mas com a presença dos farmacêuticos aqui todo mundo aproveitou para ver como anda a saúde", disse.

24/01/2017 10:20