Dia do Farmacêutico será comemorado com serviços de atenção farmacêutica para a população

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, neste 20 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) oferece uma série de serviços de atenção farmacêutica para a população, como verificação de pressão, glicemia, medida antropométrica, análise de risco cardiovascular, orientação farmacêutica, riscos do uso de medicamentos X álcool e medicamento X alimento. A ação do CRF/SE acontece no Shopping Prêmio, no município de Socorro, das 10h às 18h dessa sexta-feira.

O farmacêutico é um profissional altamente qualificado, com conhecimento técnico/científico e habilidades para a promoção da saúde na sociedade. Hoje são mais de 70 áreas de atuação, contemplando, inclusive, serviços como acupuntura, cosmetologia, prescrição farmacêutica, entre outros.

A farmácia se tornou essencial para a orientação e manutenção da saúde da população. Em 2014, com o objetivo de transformar a farmácia em estabelecimento de saúde e reiterar a obrigatoriedade do farmacêutico nas farmácias, foi sancionada a Lei Federal 13.021. A Lei tornou possível valorizar, entender e dignificar a profissão farmacêutica que há anos necessitava de auxílio para que todos os serviços do profissional de farmácia fossem utilizados pela população.

A prescrição farmacêutica é o destaque da profissão nos últimos anos e motivo de discussões nas diversas áreas da saúde. "A prescrição farmacêutica surgiu através da necessidade do paciente de receber orientação sobre os medicamentos que devem ser utilizados durante o tratamento. Dessa forma, o farmacêutico agora realiza de forma independente a prescrição de medicamentos cuja dispensação não exija prescrição médica", explica a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Rosa Mariz.

De acordo com Rosa, em meio aos profissionais da saúde, o farmacêutico é o mais acessível à população. Ao entrar em uma farmácia, dificilmente o cliente se deparará com longas filas, como as encontradas nos hospitais públicos. O farmacêutico não cobra consulta e está disponível nas farmácias e nas drogarias para que o paciente receba o medicamento adequado a sua necessidade, na dose correta, durante o tempo necessário e no menor custo possível.

A presidente do CRF/SE informa que no Estado o Conselho oferece um aprimoramento continuo e gratuito aos profissionais, que contam sempre com novas capacitações em suas áreas através de cursos e seminários. Nesta semana o Conselho ofereceu o curso sobre "a fitoterapia no âmbito do SUS e nas comunidades atendendo as mais diversas patologias", ministrado pela Prof. Dra. Kallyne Bezerra Costa. Cerca de 70 farmacêuticos participaram do curso. Rosa lembra que faz bem procurar um farmacêutico e evitar o uso incorreto dos medicamentos.

23/01/2017 13:03