Farmacêutico: um profissional a serviço da saúde

Em 2014, com o objetivo de transformar a farmácia em estabelecimento de saúde e reiterar a obrigatoriedade do farmacêutico nas farmácias, foi sancionada a Lei Federal 13.021. A Lei tornou possível valorizar, entender e dignificar a profissão farmacêutica que há anos necessitava de auxílio para que todos os serviços do profissional de farmácia fossem utilizados pela população.

Hoje são mais de 70 áreas de atuação, contemplando, inclusive, serviços como acupuntura, cosmetologia, prescrição farmacêutica, entre outros. A farmácia se tornou essencial para a orientação e manutenção da saúde da população.

Nos últimos anos, o que se tornou destaque na mídia foram às discussões relacionadas à prescrição farmacêutica, uma nova área de atuação para os profissionais farmacêuticos. A prescrição farmacêutica surgiu através da necessidade do paciente de receber orientação sobre os medicamentos que devem ser utilizados durante o tratamento. Dessa forma, o farmacêutico agora realiza de forma independente a prescrição de medicamentos cuja dispensação não exija prescrição médica.

A importância adquirida pela profissão durante séculos de existência é celebrada no dia 20 de janeiro. Em Sergipe, a comemoração será regada a educação e serviços.
Confira a programação especial preparada pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe:

19/01 - Curso "A Fitoterapia no âmbito do SUS e nas comunidades atendendo as mais diversas patologias"

Prof. Dra. Kallyne Bezerra Costa - MA
Local: Auditório da Unit
Incrições gratuitas para os farmacêuticos no site do CRF/SE

20/01 - Serviços farmacêuticos para a população:

Verificação de PA, glicemia, medida antropométrica, análise de risco cardiovascular, orientação farmacêutica, riscos do uso de medicamentos X álcool e medicamento X alimento.
Local: Shopping Prêmio

16/01/2017 13:56