A comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) está discutindo a criação do primeiro Centro de Informação de Medicamentos (CIM) do Estado. A previsão é de que o Centro seja criado ainda este ano no Hospital Universitário (HU).
O vice-presidente do CRF/SE, Adalberto Canuto, explica que a criação do Centro servirá como meio de consulta para a população. "O CIM será de grande importância não só para os pacientes como os profissionais da saúde que queiram esclarecer dúvidas sobre o uso de medicamento", adianta Canuto.
De acordo com o farmacêutico do HU e membro da comissão de Farmácia Hospitalar, José Barreto Cruz Nogueira, além de esclarecer dúvidas o CIM contribuirá para conscientizar a população contra a automedicação. Dados americanos apontam que 10% dos casos de internamentos são decorrentes do uso incorreto de medicamentos.
"A criação do centro será uma grande conquista para área da saúde. O farmacêutico ficará em tempo integral na farmácia orientando quanto ao uso correto de medicamentos e esclarecendo dúvidas", afirma José Barreto.
A princípio o CIM ficará restrito as unidades hospitalares para esclarecer dúvidas dos profissionais. Segundo Barreto, o serviço só será ampliado quando houver um espaço físico maior para atender a população.
Reunião
No dia 16 de agosto a Comissão de Farmácia Hospitalar decidiu que o Centro de Informações de Medicamentos será criado nas dependências do HU por já possuir uma estrutura mínima. "O hospital já disponibiliza de biblioteca online internacional, além de oferecer o curso de Farmácia. Com isso os acadêmicos e professores poderão participar ativamente", ressalta José Barreto.