Três Experiências Exitosas de farmacêuticos no SUS são premiadas em Sergipe

O Conselho Federal de Farmácia, através do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, realizou no dia 20 de outubro, durante III Simpósio de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, a entrega de três placas como forma de premiar equipes de farmacêuticos que contribuíram para a atuação farmacêutica no Sistema Único de Saúde no estado de Sergipe.

A publicação Experiências Exitosas de Farmacêuticos tem o objetivo de sensibilizar os gestores públicos de saúde sobre a importância do farmacêutico e provar que a gestão adequada de produtos e serviços é um dos fatores primordiais para que sejam cumpridos os princípios constitucionais que regem o SUS.

O farmacêutico Genival Júnior, mestre em ciências farmacêuticas, participou como autor em dois projetos e dividiu a autoria de mais um. Genival destacou a sensação do reconhecimento do CFF e CRF/SE pelo trabalho que desempenha dentro do Sistema Único de Saúde. “Estou muito feliz e honrado pelo reconhecimento dado pelo CRF-SE e CFF sobre a minha prática profissional. E mais feliz em saber que em apenas quatro anos de formado (na época que saiu a revista do CFF), já pude contribuir com os avanços da minha profissão. Mas é claro que não poderia destacar a contribuição de colaboradores na construção de cada um destes trabalhos”, relatou.

Para o Farmacêutico, um projeto precisa do envolvimento de várias pessoas, além disso é necessário que essa premiação possa despertar o interesse de outros profissionais proporcionar experiências exitosas em seus ambientes de trabalho. “Outros colaboradores foram fundamentais para que estas experiências se tornassem exitosas. Espero que a divulgação das mesmas sirvam de inspiração para outras tantas experiências, contribuindo para o avanço do farmacêutico no cuidado direto ao paciente e para os avanços do sistema único de saúde, o que só contribuirá para a prestação de cuidados farmacêuticos integrais, com qualidade e com acesso equânime aos pacientes, família e comunidade”, completou.

O professor doutor Divaldo Pereira de Lyra Junior também foi um dos autores de um dos três projetos vencedores e recordou como surgiu a iniciativa. “Esse projeto foi iniciado há cinco anos numa parceria com dois médicos do ambulatório de clínica médica do Hospital Universitário. Desde então nós temos colocado os alunos de mestrado e doutorado para dar suporte aos alunos de graduação de Farmácia e que eles tem interagido tanto com os alunos como com os médicos. A discussão dos casos clínicos para melhorar a prescrição dos medicamentos, melhorar também o uso dos medicamentos pelos pacientes”, disse.

Divaldo lembra que está foi a segunda premiação recebida pela experiência exitosa. “É a segunda vez que somos premiados por esse projeto e mais recentemente, o Hospital Universitário colocou o serviço como dentro do organograma do serviço de farmácia hospitalar do HU e já tem um farmacêutico que está responsável pelo serviço. Esse ano inserimos residentes em farmácia no serviço ambulatorial e a tendência do serviço nos próximos dois ou três anos é ampliar para vários segmentos da medicina”, finalizou.

01/11/2016 14:32