Curso de Excelência Farmacêutica é realizado em Sergipe

Farmacêuticos e estudantes do último período acompanharam na terça-feira,18, o início das aulas do primeiro módulo do curso de Excelência Farmacêutica, voltado para a qualificação profissional dentro dos serviços clínicos farmacêuticos. O módulo está sendo realizado no Conselho Regional de Farmácia de Sergipe e seguirá até esta quarta-feira, 19.

Com o tema voltado para a qualificação do profissional no atendimento clínico, o professor Gabriel Freitas ministrou o primeiro módulo e destacou a importância da iniciativa proposta pelo Conselho Federal de Farmácia e Conselho Regionais. “Há alguns anos tem colocado em pauta a questão da farmácia clínica e os serviços farmacêuticos e essa é uma iniciativa para levar para os farmacêuticos do Brasil inteiro, através desse curso, com a ajuda Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, o que são esses serviços farmacêuticos”, informou.

Gabriel destacou ainda a importância da prática do curso para o aprendizado dos participantes. “Não é só um curso teórico, ele fala dos conceitos, fala o que são os serviços, mas também faz com que o farmacêutico consiga iniciar um processo de raciocínio clínico no dia a dia, onde quer que trabalhe, seja na farmácia, seja numa atenção primária à saúde, seja no ambulatório dentro do hospital, enfim, qualquer lugar que o farmacêutico atende pacientes”, completou.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias, Carmen Íris Tolentino, o curso está na sua terceira edição em Sergipe e é um projeto que existe há quatro anos. “Hoje ele já está consolidado, já andamos por todas as capitais brasileiras e já fomos também para o interior de alguns estados. Aqui em Sergipe nós estamos trazendo uma novidade, porque apesar de já termos feito três cursos como este anteriormente, o conteúdo agora está totalmente remodelado porque ao invés de trabalhar apenas a questão de serviços farmacêuticos, estamos trabalhando com serviços clínicos farmacêuticos”, explicou.

Os participantes também destacaram o conteúdo do curso e a oportunidade de participar de forma gratuita. “É uma grande oportunidade para a gente se atualizar. É um curso gratuito e uma experiência muito boa”, afirmou a participante Lia Queiroz, farmacêutica há 26 anos.

Para o farmacêutico Igor Roanni, a oportunidade de aprender sobre os serviços farmacêuticos é fundamental na qualificação profissional. “É importante discutir o contato com o público, pois a questão de entregar a caixa é simples, é você ler e entregar, mas você ter atenção com o paciente, com o cliente, ver o que ele realmente necessita, tirar dúvidas, explicar corretamente, isso é o que faz o diferencial”, relatou.

O segundo módulo do curso será realizado em 2017, com o tema Gestão Administrativa e Marketing de Farmácias Comunitárias. Em breve mais informações.

19/10/2016 15:03