Impacto das plantas e fitos na rede pública de saúde é tema da "Entrevista Farmacêutica"

A adoção, pelos Municípios, de políticas que insiram as plantas medicinais e os fitoterápicos em suas redes de saúde geram impactos sanitários, sociais e econômicos positivos. Há experiências – poucas, ainda – exitosas nesse sentido, a exemplo de Maracanaú, no Ceará, um município de 210 mil habitantes, onde uma Unidade de Farmácia Viva está ajudando a reescrever a história da saúde pública do lugar.

A experiência daquele Município cearense será o tema da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (01.06.16). Quem irá contá-la é o DR. JÚLIO PEIXE, gerente e responsável técnico pela Unidade de Farmácia Viva de Maracanaú. Farmacêutico industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), DR. JÚLIO tem pós-graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), pertencente à Secretaria de Saúde do Estado. Atua como analista físico-químico do Laboratório de Saúde Pública (LACEN)/CE e integra o Comité de Fitoterapia do Estado. É, ainda, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará.

Na entrevista desta quarta, o DR. JÚLIO PEIXE falará sobre a capacidade de produção de plantas e fitoterápicos pela Farmácia Viva, o percentual da clientela da rede pública contemplada com o uso desses produtos, a economia que a Unidade de Farmácia Viva proporciona aos cofres da Prefeitura e os benefícios em saúde logrados pela população. O farmacêutico vai citar, ainda, que doenças são tratadas com plantas e fitos e os trabalhos de orientação que ele e a sua equipe prestam à população sobre como cultivar, colher, preparar e usar corretamente as plantas medicinais. Dirá, também, quais são as principais dúvidas dos pacientes sobre cada uma dessas fases envolvendo as plantas.

A nosso pedido, o DR. JÚLIO PEIXE ensinará aos gestores como – e com que investimento – a montar, em um município de cem mil habitantes, a estrutura necessária para a produção de plantas e de fitoterápicos, citará quais são os equipamentos necessários para compor a estrutura e os custos envolvidos.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, nesta quarta, com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e irá ao ar, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a“Entrevista Farmacêutica”.

Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

01/06/2016 14:36