CRF/SE promove curso de Prescrição Farmacêutica nos Distúrbios Autolimitados gratuito para os farmacêuticos

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe promove gratuitamente nos dias 6 e 7 de junho o curso de Prescrição Farmacêutica nos Distúrbios Autolimitados, a ser ministrado em dois módulos, no horário das 14 às 20 horas. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Conselho, pelo email: ascomcrfse@gmail.com ou por telefone: (79) 3211-8577 / 3211-9985, até o dia 30 de maio.

 

Confira abaixo a ementa do Curso:

 

Ementa do curso


O curso:

Prescrição Farmacêutica nos distúrbios autolimitados.

 

Carga horária:

Dois módulos de 6 horas cada

 

Docente:

José Vanilton de Almeida

 

Ementa:

Conceitos e definições legais da prescrição farmacêutica; dicas de boas práticas de prescrição; prescrição medicamentosa e não-medicamentosa com foco no uso racional de medicamentos e plano de cuidado. Descrição da fisiopatologia básica e caracterização de distúrbios autolimitados.

 

Objetivos:

Apresentar os fundamentos e aspectos legais para a Prescrição Farmacêutica, estimulando o farmacêutico para que possa prescrever tratamento farmacológico e outras intervenções relativas ao cuidado a saúde do paciente, como ferramenta auxiliar de Assistência Farmacêutica na Farmácia Comunitária.

 

Possibilitar ao farmacêutico o desenvolvimento dos conhecimentos e conceitos adquiridos sobre os distúrbios autolimitados e suas respectivas formas de tratamento, com enfoque para aprescrição farmacêutica, de acordo com a legislação vigente.

 

Conteúdo Programático:

Apresentar os aspectoslegais para a Prescrição Farmacêutica de MIPs aplicada aos transtornos autolimitados.

 

Abordar, em seus aspectos anatômicos, fisiopatológicos e as formas de tratamento, com ênfase na prescrição farmacêutica com MIPs e/ou medidas não farmacológicas,osseguintes distúrbios autolimitados:

 

Inflamação, febre e dor com ênfase na cefaleia;

 

Alergia aos fármacos. Dermatite atópica. Dermatite de contato. Rinite Alérgica;

 

Infecções fúngicas da pele e mucosas: candidíase (mucocutânea), dermatofitoses e tinha versicolor; e do sistema gastrintestinal - acidez estomacal; dispepsia; náuseas e vômitos; diarreia; obstipação intestinal; flatulência; e hemorroidas.

 

Metodologia de Ensino

 

Aula teórica expositiva dialogada com recursos visuais (data show).

 

Bibliografia Básica

Anvisa. Bulário Eletrônico. Disponível em: < http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp >. Acesso em: 15fev. 2016.

 

Portal da Saúde - Ministério da Saúde. Saúde baseada em evidências. Disponível em: < http://aplicacao.periodicos.saude.gov.br/portal >.Acesso em: 15fev. 2016.

 

GILMAN, A.G. et al. As bases farmacológicas da terapêutica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

 

Kasper, D. et. all. Harrisons Principles of Internal Medicine. 19.ed. Disponível em: < http://accessmedicine.mhmedical.com/book.aspx?bookID=1130>. Acesso em: 15fev. 2016.

 

MARTINDALE: The complete drugreference. 34.ed. Londres: PhP, 2003.

 

Merck Sharp & Dohme Corp. (Ed.). Manual Merck.19.ed. Disponível em: < http://www.univadis.com.br/merck-manual-pro >. Acesso em: 15 fev. 2016.

 

PRADO, Felício Cintra do; RAMOS, Jaime de Almeida; VALLE, José Ribeiro do (Fund. e Org.). Atualização terapêutica: manual prático de diagnóstico e tratamento. 21. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2003.

19/05/2016 10:25
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo