Aedes aegypti: CRF/SE faz mobilização no Mercado Municipal de Aracaju

A luta contra o mosquito Aedes aegypti é uma das prioridades da população brasileira. Duas doenças e uma febre provocadas pelo mosquito estão trazendo consequências desastrosas para a saúde pública nacional. Com o objetivo de orientar e promover um debate mais amplo sobre as formas de se proteger do mosquito, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) aderiu à campanha “Farmacêutica em ação: todos contra o Aedes aegypti”, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e promoveu no último sábado, 19, uma mobilização no Mercado Municipal de Aracaju.

Cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores, farmacêuticos e toda a diretoria do CRF/SE participaram da ação. Uniformizados, distribuindo panfletos e orientando acerca dos cuidados a ser tomados para não acumular água parada a categoria percorreu todo mercado municipal de Aracaju. A presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria Mariz, salientou a importância do engajamento no combate ao transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue. “Nossa luta é permanente. Não poderíamos ficar de fora dessa campanha que visa atingir toda a população, orientando acerca dos riscos das doenças e da febre. Essa mobilização é apenas o pontapé inicial para uma campanha que será estendida aos estabelecimentos de saúde em todo o estado”, disse.

A conselheira federal Vanilda Aguiar avaliou a mobilização como positiva e destacou a adesão de mais de 200 mil pessoas na campanha, em todo o país. “O Conselho Federal de Farmácia está lançando hoje a campanha nacional contra o vetor, onde estão mobilizados a nível nacional 200 mil farmacêuticos e 90 mil empresas, com o objetivo de tornar as farmácias em um local de orientação contra o mosquito”, registrou.

Para Wellington Barros, professor e membro da Comensino do CRF/SE, a mobilização é um momento positivo, principalmente pela adesão de várias instituições e empresas. “Já é de longe a maior mobilização da profissão no país e teve uma grande receptividade da população aqui em Sergipe, uma ampla cobertura dos meios de comunicação e muita adesão dos estudantes e dos farmacêuticos. Como ação, essa mobilização inicia algo que ficou como um desafio para nós em dar continuidade, inclusive fazendo essa atividade em algumas cidades que são pólos das regiões de saúde do estado”, explicou.

A mobilização contou ainda com o apoio do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, que se fez presente através da gerente, Sidney Sá, que avaliou a iniciativa do CRF/SE. "Foi uma iniciativa muito boa, bastante pertinente para este momento que estamos vivendo e espero que seja uma campanha contínua, que a gente realmente permaneça nas farmácias, que é um ponto onde todos procuram e é um local que é fonte de disseminação de informação para a população. Com essa ação, acredito eu, que teremos frutos muito bons”, avaliou Sidney.

A professora Juliana Borges, também engajada na campanha destacou a extrema importância da mobilização por ser a primeira categoria a se unir contra esse mosquito que está trazendo muita preocupação para toda a população. “Já conversamos com feirantes, com as pessoas que vem fazer suas compras, já conseguimos conscientizar muita gente, esclarecer muitas dúvidas com relação ao uso de repelentes, ao uso de medicamentos, os que são indicados, os que são contra-indiciados, então está sendo uma ação muito positiva. Parabéns ao CFF e ao CRF/SE por mobilizar tanta gente em prol dessa grande atitude, pela utilidade pública”, parabenizou a professora.

O grupo de farmacêuticos da alegria também participou da ação.  Fantasiados e sempre sorrindo fizeram a maior festa. No encerramento das atividades os profissionais seguiram pelas ruas do Centro de Aracaju em caminhada até a antiga Rua 24 horas. A campanha terá continuidade nos estabelecimentos de saúde e farmácias com orientações e dicas para combater o Aedes aegypti.

22/03/2016 15:43