Huse reafirma indispensabilidade da assistência farmacêutica

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) promoveu nesta quarta-feira, 24, a primeira edição do Seminário de Atenção Farmacêutica em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro.

O seminário teve por finalidade discutir as condutas, ações e os avanços da atenção farmacêutica desenvolvidas na maior unidade hospitalar do estado. Na ocasião os profissionais aproveitaram para distribuir cartazes parabenizando a passagem do Dia e comemoraram o sucesso do Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM), implantado no hospital em 2013. O sistema promove o uso racional dos medicamentos por meio de informações técnicas e científicas, repassada através dos farmacêuticos que atuam no hospital.

A farmacêutica, Nara Mendonça, destaca a importância da celebração dessa data e parabeniza toda a categoria pela articulação e luta em prol da valorização da profissão.“O Huse passou por grandes avanços graças a excelentes profissionais que nós temos na nossa equipe. Temos mais projetos e vamos dar continuidade para explorar não só a parte logística do farmacêutico, mas também o serviço clínico que ele pode contribuir para o uso racional de medicamentos. Os nossos profissionais estão de parabéns pelo empenho e dedicação, quem acaba ganhando com isso é o paciente”, disse.

A farmacêutica do Huse, Quênnia Moreno, ressaltou as atividades no âmbito da atenção farmacêutica no Hospital de Urgência. "O projeto Sim entrou em atuação no hospital em novembro de 2015. Trate-se de um serviço voltado para todos os profissionais da saúde que podem tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos e, com isso, proporcionar mais conforto e segurança ao paciente”, destacou.
O farmacêutico acompanha desde a seleção, armazenamento, controle, o uso e a dispensa do medicamento. “O farmacêutico está tendo mais reconhecimento, desde quando entrei que percebo as melhorias e a principal delas é a criação do SIM. Participei da elaboração deste sistema. Só temos o que comemorar, o projeto saiu do papel e hoje está em prática”, ressaltou a farmacêutica Leila Alencar.

O seminário reuniu profissionais farmacêuticos do hospital, representantes doS Conselhos Federal e Regional de Farmácia, técnicos e estudantes da área. “A ideia do seminário é mostrar o papel do farmacêutico no ambiente hospitalar e promover uma atualização de conhecimentos específicos sobre as principais condutas adotadas no Huse nesse setor”, enfatizou o gerente de Assistência Farmacêutica da unidade, Guilherme Luz.

O evento contou com uma programação diversificada, que envolveu dinâmicas motivacionais, palestras sobre segurança do paciente e, ainda, explicações sobre o funcionamento do Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) do Huse. Na ocasião, houve o lançamento do projeto “Farmácia Clínica”, que ocorre em parceria com o departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe, na Unidade de Terapia Intensiva do Huse.

*Com informações da Ascom da FHS

01/03/2016 14:45