Farmacêuticos da Alegria são homenageados por sua atuação altruísta e combativa a favor da alegria e da doação de sangue

Durante a cerimônia de comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, os Farmacêuticos da Alegria foram homenageados nesta quarta-feira, 25, pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe - HEMOSE, em reconhecimento por sua atuação altruísta e combativa, durante seis anos, a favor da alegria e da doação de sangue em Sergipe.

 

Para o membro da Comissão do Jovem Farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe e integrante dos Farmacêuticos da Alegria, Genival Araújo dos Santos Júnior, o reconhecimento da atuação do projeto é um alento para o trabalho que vem sendo realizado para a sensibilização da população sergipana sobre a indispensabilidade da doação de sangue.

 

"Ações como as dos Farmacêuticos da Alegria reforçam o papel do farmacêutico em atuar clinicamente em prol da garantia da saúde dos pacientes, dos familiares e da comunidade. É essencial que haja campanhas de sensibilização sobre a importância da doação de sangue, já que o número de doadores de sangue no Brasil não chega nem a 2%", considerou Genival.

 

Há seis anos, através de teatro de fantoches e de jogos de perguntas e respostas para divertir a criançada em ambientes hospitalares, os membros do projeto alertam sobre riscos à saúde. Ainda nos primeiros meses em que o projeto foi criado, em 2009, o trabalho deu tão certo com o público infantil que o atendimento dos Farmacêuticos foi estendido para adultos e idosos.

 

Desde 2012, os Farmacêuticos da Alegria realizou, em parceria com o Hemocentro de Sergipe, várias campanhas de doação de sangue e doação de medula. Em um trabalho solidário incansável, seguindo a filosofia de que rir é o melhor remédio, os anos de trabalho e dedicação do projeto renderam a inúmeros sergipanos momentos e histórias emocionantes.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, para ser doador, a idade mínima é de 18 (ou 16 anos, com autorização do responsável) e a idade máxima é 69 anos. O processo é indolor e dura por volta de 10 minutos, não acarretando nenhum custo ao doador. Feita a coleta, o doador ganhará um dia de folga do trabalho e ainda poderá ajudar a quatro pessoas. Seja um doador.

 

 

25/11/2015 17:02
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo