CRF/SE parabeniza projeto de atenção farmacêutica 24 horas

O farmacêutico tem um papel fundamental para a manutenção da saúde da população. Entre as diversas atividades exercidas, o profissional deve garantir a orientação, continuidade, adesão e acompanhamento do paciente após prescrição médica. Com intuito de trazer esse atendimento completo para a comunidade, a rede Pague Menos de farmácia desenvolveu um projeto pioneiro de atenção farmacêutica 24 horas.


O projeto que já vem sendo desenvolvido em todo o país desde o ano passado, abarcou em Sergipe a alguns meses e vem disponibilizando serviços como  o SAC Farma e Clinic Farma, ambos fornecendo a orientação necessária quanto a utilização de medicamentos. O SAC Farma tira as dúvidas dos pacientes durante 24 horas por dia e o atendimento é feito por estudantes de farmácia e farmacêuticos habilitados a orientar o paciente sobre a utilização do medicamento, verificação de interação medicamentosa, entre outros. O serviço é disponibilizado para todo o país.


O Clinic Farma tem um atendimento diferenciado em relação ao SAC Farma. Neste serviço o farmacêutico faz o acompanhamento do cidadão, indica o melhor horário para uso do medicamento, afere a pressão, faz teste de glicemia, verifica peso e confere se o remédio receitado possui interação com alimento ou outra substancia. Além disso, quando é identificada qualquer alteração no paciente, imediatamente é encaminhado para o médico para uma análise minuciosa. O atendimento do Clinic Farma deixa um pouco de lado a figura por trás do balcão que apenas fornece o medicamento e parte para outro ambiente, reservado e com informações mais detalhadas.


Em Sergipe, a farmacêutica Alana Teles deu inicio ao projeto que está trazendo bons resultados para a população. “Fui a primeira farmacêutica em Sergipe a prestar Atenção Farmacêutica em uma rede de farmácias, e estou muito orgulhosa em poder falar sobre esse serviço e sobre os ótimos resultados que estamos tendo”, informou Alana. Segundo ela, “o farmacêutico da Atenção Farmacêutica atua principalmente de forma a dar continuidade ao tratamento prescrito pelo médico, garantindo a adesão ao tratamento, dando as orientações necessárias, tirando dúvidas, conferindo se algum dos medicamentos tem interação com alimentos ou com algum outro medicamento que o paciente já utiliza”, explicou.


A gerente regional da Pague Menos em Sergipe, Mônica Freire, falou que o serviço é necessário, tendo em vista que os pacientes necessitam da continuidade e orientação através do acompanhamento no uso do medicamento, como por exemplo, o acompanhamento das pessoas que usam insulina. “Esses pacientes tem dificuldade, são pessoas que necessitam de mais atenção e estamos dispostos a dar essa atenção. O médico, muitas vezes devido a quantidade de pacientes que tem para atender, não consegue orientar ou acredita que o paciente tenha entendido e na hora de usar a insulina, ele tem dificuldade”, exemplificou Mônica.


No momento o projeto vem alcançando os seus objetivos, com boa aceitação mesmo com pouco tempo de atuação no estado. É importante destacar que esse tipo de serviço é pioneiro no país e garante apoio ao trabalho do médico, reafirmando ainda a importância do profissional farmacêutico dentro da sociedade.


Para que o atendimento, acompanhamento e orientação sejam feitos de forma correta, o projeto utiliza as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente quatro unidades estão disponíveis em Aracaju, cada uma com uma média de três farmacêuticos por loja.


O paciente e o atendimento


De acordo com Alana Teles, o paciente retorna ao Clinic Farma uma vez por mês e é realizado em todos os atendimentos aferições de parâmetros  clínicos como glicemia, pressão arterial, peso e diante de qualquer alteração é tomada uma decisão correta. Na maioria dos casos, a alteração pode ser resolvida pelo próprio farmacêutico como um ajuste no horário dos medicamentos.


O atendimento é feito em uma sala reservada e o tempo médio dura cerca de 30 minutos. Qualquer pessoa pode ser atendida e o farmacêutico informará se há necessidade de retorno. Os dados são registrados em software e o paciente recebe um cartão de acompanhamento e a declaração de serviços farmacêuticos


Tenho visto de perto a diferença que isso faz para a população, evitando complicações maiores na saúde, prevenindo futuros problemas e resolvendo muitos outros. O número de retornos dos pacientes é imenso, eles adoram e até falam que deveria ser algo obrigatório em todas as farmácias, e a opinião dos médicos com quem eu tenho entrado em contato é maravilhosa, eles sentem mais segurança na farmácia e sabem que seus pacientes vão ser bem cuidados e não vão cometer erros na farmacoterapia indicada. Realmente é uma parceria que estava faltando para garantir o sucesso no tratamento”, concluiu Alana.


A conselheira federal Vanilda Aguiar e a diretora do CRF/SE, Alexsandra Gomes acompanharam o atendimento do Clinic Farma e conheceram as instalações da sala localizada na Avenida Pedro Paes Azevedo, no Grageru. O CRF/SE parabeniza aos farmacêuticos que integram o projeto e reiteram a importância do acompanhamento do profissional após atendimento 

25/09/2015 13:20
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