CFF registra 40% de aumento nos atendimentos em ação na Câmara

Com aumento de 40% na média diária de atendimentos em relação ao ano passado, foi encerrada hoje, dia 06 de maio, a segunda edição da campanha Farmacêuticos pela Conscientização Sobre o Uso Responsável de Medicamentos. Realizada em comemoração ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos (05 de maio), a ação do CFF contou com a colaboração direta de quatorze farmacêuticos e três estagiários, que atenderam 210 pacientes por dia (420 em dois dias). No ano passado foram 150 pacientes diários.

Segundo Josélia Frade, assessora da presidência do CFF e coordenadora do evento, o objetivo maior foi o de informar. Durante os dois dias da ação, parlamentares, funcionários e visitantes puderam fazer o teste de glicemia capilar, aferir a pressão arterial, tiraram dúvidas sobre saúde de uma forma geral, e foram orientados quanto ao uso e ao descarte correto de medicamentos. “Preciso destacar o empenho da equipe que trabalhou para que o evento acontecesse. Sem o esforço pessoa dos farmacêuticos e funcionários do CFF que participaram diretamente da ação, não alcançaríamos o sucesso”, comemora Josélia Frade.

Entre as pessoas atendidas estava o jornalista Paulo Cruz, 62 anos. Servidor da Câmara dos Deputados há 42, ele convive há 20 com a diabetes. “Amputaram-me um dedo, quase perdi uma perna e, hoje, tenho um certo controle da minha doença graças ao meu farmacêutico, o profissional que sempre procuro quando tenho dúvidas. Esse atendimento prestado pelos farmacêuticos do CFF é de extrema importância para que outras pessoas se informem sobre sua saúde. Isso, sim, é um trabalho educativo”, comentou.

Segundo o farmacêutico Genival Araújo Júnior, não importa o local do país, o grau de escolaridade ou condição econômica, “a população brasileira, de uma forma geral, não sabe dos riscos da automedicação”, comentou. “Também falta informação sobre como armazenar corretamente os medicamentos e o que fazer quando o prazo de validade está vencido”, acrescentou a farmacêutica Dayde Mendonça. Durante o evento, o CFF distribuiu uma cartela com a lista dos postos de descarte de medicamentos do Distrito Federal.

Para a farmacêutica, eventos como o que foi promovido pelo CFF, em local público, promovem uma busca ativa pela educação em saúde. Foi o que aconteceu com Virgínia Fogaça, funcionária terceirizada da Câmara. Ela já faz uso de medicamentos para o controle da pressão arterial há um ano. “Só que o medicamento indicado pelo médico não tem proporcionado o efeito esperado. Fiz o teste ontem e hoje, e continua alta. O farmacêutico me deu um encaminhamento para eu levar ao médico e solicitar a troca do remédio”, disse. Minutos depois do seu atendimento, Virgínia Fogaça trouxe outras cinco colegas de trabalho para serem atendidas pelos farmacêuticos.

Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, os maiores ganhos com esse tipo de iniciativa são a conscientização da população sobre a sua saúde e o estímulo à busca do farmacêutico como fonte de informação e orientação. “Eventos assim são importantes para que a população saiba e reconheça a importância do farmacêutico e dos serviços que esse profissional pode prestar, sem burocracia e sem filas”, afirma.

Ao fazer uma avaliação do evento, Walter Jorge João, aproveitou para, mais uma vez, agradecer a colaboração de todos os farmacêuticos que se empenharam para que a ação acontecesse. “Quero também agradecer profissionais que, apoiados pelos seus conselhos regionais de farmácia, realizaram ações semelhantes em seus estados; àqueles farmacêuticos que estão na linha de frente do atendimento à população, e agradecer aos deputados e senadores que sempre estão do nosso lado, lutando por uma saúde melhor para a população brasileira”, completou o presidente do CFF.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia

07/05/2015 14:33