CRF/SE lança concurso sobre uso racional de medicamentos

Hoje, 5 de maio, é comemorado o dia do uso racional de medicamentos. Pensando nisso, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe lança uma campanha para promover o uso adequado de medicamentos, além de estimular o estudante de farmácia para que, ainda como graduando, já passe a entender o seu papel como futuro profissional e promova o bem-estar da comunidade.

 

“A campanha é importante por causa dos níveis alarmantes de mortes relacionadas ao uso inadequado de medicamentos. Com isso, nossa ideia é fazer com que o paciente questione mais sobre o que está tomando; além de fazer com que o estudante aplique o conhecimento adquirido na graduação para a comunidade”, explica  o presidente da Comissão do Jovem Farmacêutico, MSc. Genival Araújo dos Santos Júnior.

 

Todo e qualquer estudante de farmácia do estado de Sergipe poderá participar do concurso. As inscrições estão abertas até o dia 12 de maio. O CRF/SE disponibilizará um modelo padronizado (veja a foto ao lado) que será utilizado pelos participantes, que terão este período para confeccionar seu material e enviá-lo de volta para o Conselho, pelo e-mail: ascomcrfse@gmail.com.

 

Após o envio dos materiais, todos passarão por uma análise prévia para checagem de adequação com as regras do concurso, e posteriormente serão divulgados no site e na fanpage do Facebook. A avaliação será dada em duas etapas: uma técnica, feita pela Comissão do Jovem Farmacêutico e pela Comissão de Ensino; e outra popular, em que a interação com o público através do Facebook será primordial.

 

Os três melhores trabalhos serão premiados, e oprimeiro lugar ganhará um jaleco, uma inscrição grátis no Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica, que será realizado em Salvador, no dia 10 de junho, além da divulgação do seu material no site e facebook do CRF/SE.

 

Baixe aqui a imagem padrão da campanha.

 

Confira o edital: 

 

REGULAMENTO

1.– OBJETIVO

O concurso de incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) visa estimular a produção de campanha com a criação de um cartaz sobre URM, bem como o desenvolvimento de uma ação virtual em redes sociais (websitedo CRF/SE e facebook).

 

2. -INSCRIÇÕES CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

a)    A campanha é exclusiva paraestudantes do curso de Farmácia, comprovadamente matriculados em uma das universidades em Sergipe (Universidade Federal de Sergipe Campus São Cristóvão ou Campus Lagarto, Universidade Tiradentes ou Faculdade de Aracaju).

b)    Cada estudante de farmácia terá direito a enviar 01 (uma) única proposta decartaz sobre URM.

c)    A inscrição ocorrerá no período de 05 a 12 de maio de 2015.

d)    As propostas devem ser enviadas exclusivamente via e-mail paraascomcrfse@crfse.org.br com o assunto: Campanha Uso Racional de Medicamentos. O cartaz deverá atender o disposto no Código Penal Brasileiro em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, em seu artigo 184 e demais legislações atinente.

e)    Os participantes poderão ser eliminados do concurso caso haja infração as referidas normas.

f)     Preencher e enviar Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais (anexo 1)

 

2.1- Dados a serem enviados juntamente com o material

a) Formulário de cadastro do estudante (anexo 2)

b) Comprovante de matrícula

 

2.1- Requisitos do cartaz

a) Deve ser confeccionado em modelo disponível em: na matéria de divulgação do edital no site www.crfse.org.br.

                        b) É proibido aos estudantes utilizarem material pronto de outras campanhas já realizadas por instituições ou pessoas.

                        c) Os cartazes não podem denegrir ou prejudicar a imagem de qualquer instituição, órgão de classe profissional, nem gerar algum tipo de preconceito.

                        d) O conteúdo dos cartazes será de responsabilidade dos estudantes e deverá ser baseado em fontes confiáveis. Apenas em caso de utilizar frases, ideias ou dados diretos, as referências devem ser citadas nas notas de rodapé.

 

3.- Publicação dos cartazes

a) Membros da Comissão Jovem Farmacêutico avaliarão se o cartaz inscrito atende ao requisito previsto no item 2.1.

 

Elegibilidade – os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento, serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) autor(es).

 

b) Os cartazes inscritos serão publicados na página do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe no facebook, sem que se identifique o nome dos autores.

 

            3.1 Os cartazes ficarão na página do facebook no período de 14 a 28 de maio de 2015.

 

4.- Avaliação dos trabalhos

            Os cartazes terão dupla avaliação: nota da comissão julgadora e nota que representa o alcance da campanha virtual. O resultado final será o somatório de ambas as notas.

 

4.1O alcance da campanha será calculado pelo número de “curtidas” que cada cartaz receber no facebook.Os três cartazes que obtiverem o maior alcance receberão a seguinte pontuação:

            a) cartaz mais curtido: 10 pontos

            b) segundo cartaz mais curtido: 8 pontos

            c) terceiro cartaz mais curtido: 6 pontos

 

4.2Os trabalhos serão avaliados por comissão julgadora

a) Comissão julgadora: será formada por profissionais farmacêuticos que compõe aComissão de Ensino e Comissão Jovem Farmacêutico. Serão analisados os seguintes critérios:

a) criatividade (inovação conceitual e técnica)

b) originalidade

c) qualidade técnica da campanha (concisão e técnica)

d) adequação à proposta do Uso Racional de Medicamentos

e) abrangência de público com a campanha

 

4.3Cada critério terá nota que varia entre 01 a 10 pontos (sendo 01 a nota mais baixa e 10 a nota mais alta).

 

4.4 Não poderão participar da Comissão Avaliadora quem tenha qualquer interesse na premiação, grau de parentesco ou afinidade direta com o concorrente.

 

4.5 Será considerado vencedor o cartaz que atingir a maior nota na avaliação da Comissão Avaliadora somado a nota de alcance da campanha.

 

4.6 Em casos de empate, o critério de desempate será a nota no critério “criatividade”, seguido do critério “adequação da proposta à promoção do Uso Racional de Medicamentos”.

 

4.7O resultado será divulgado no dia 29 de maio de 2015, no websitewww.crfse.org.br e página do facebook.

 

5. – Premiação

Será considerado vencedores aqueles que atingirem as três maiores notas, conforme item 4.5, deste regulamento. O CRF/SE realizará divulgação do cartaz em seu portal e mídias digitais. São prêmios:

a) 1º lugar: Jaleco, inscrição no Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef), certificado de premiação e o cartaz será impresso para campanhas que o CRF/SE realizar até 2016.

b) 2º lugar: certificado de premiação

c) 3º lugar: certificado de premiação

d) demais participantes: declaração de participação

 

6. Calendário do concurso

 

Período

Atividade

05 a 12 de maio de 2015

Inscrição das propostas

14 a 28 de maio de 2015

Campanha virtual (cartazes disponíveis na página do CRF/SE no facebook)

29 de maio de 2015

Resultado da Campanha

 

 

 

ANEXO 1

 

Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais

 

Eu, ____________________________________________________, portador do CPF ________________________, declaro conhecer e aceitar as condições do Regulamento do Concurso para a criação da Campanha do Uso Racional de Medicamentos para o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sergipe, estando ciente de que sendo premiado, o cartaz passa a constituir, para todos os efeitos legais, propriedade do CRF/SE.

 

Declaro ainda que a proposta enviada por mim é original, responsabilizando-me por essa informação e por qualquer penalidade resultante de processo por direitos autorais.

 

 

 

Local e Data

 

 

 

_______________________________

Assinatura

 

 

 

ANEXO 2

 

FICHA DE CADASTRO DO ESTUDANTE

 

Nome:

 

Endereço:

 

 

Bairro

 

Cidade

 

CEP

 

Telefone

 

Instituição

 

Matrícula

 

Curso

 

Período

 

E-mail

 

05/05/2015 14:26
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo