Residência: CFF divulga mapa de programas com vagas para farmacêuticos

Desde setembro do ano passado, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) mantém um hotsite para divulgação de informações sobre programas de Residência Multiprofissional em Saúde com vagas para farmacêuticos. A ideia de colocar o site no ar surgiu da preocupação com a perda de vagas para graduados em Farmácia oferecidas no Brasil. Para ampliar ainda mais o acesso dos farmacêuticos às informações, o CFF acaba de disponibilizar, no hotsite, o mapa dos programas de residência em área da saúde no Brasil com vagas para farmacêuticos  (para navegar pelo mapa, clique aqui)..

O mapa oferece um panorama dos programas de residência por unidade da federação e área de concentração, disponibilizando, ainda, o número de vagas ofertadas e os contatos das Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMUs). As informações foram reunidas pela Assessoria de Comunicação do CFF, com base nos editais fornecidos pelas instituições formadoras e publicados na seção de editais ativos da página.

“Conseguimos grande parte das informações. Mas, para completar o mapa, contamos com a ajuda de todos os profissionais envolvidos nos programas de residência – pró-reitores de ensino e pós-graduação, coordenadores de Comissões de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Coremus), preceptores e tutores”, comenta Josélia Frade, assessora da Presidência do CFF e uma das idealizadoras do projeto.

Para solicitar a inclusão de programas de residência em saúde com vagas para farmacêuticos que ainda não foram inseridos no mapa, basta acessar o formulário na página inicial do hotsite (www.cff.org.br/residencia) ou encaminhar um e-mail para residencia@cff.org.br. Além do mapa, a página ainda conta com espaços para divulgação de eventos, entrevistas e experiências bem-sucedidas da residência em área da saúde envolvendo a atuação de farmacêuticos, entre outros conteúdos.

Desde que foi promulgada a Lei 11.129/2005, que criou a Residência Multiprofissional em Saúde, o Conselho Federal de Farmácia tem procurado participar ativamente do processo de implementação desta modalidade de especialização profissional. “Além de participar das atividades relacionadas à Residência Multiprofissional nos Ministérios da Educação e da Saúde, atuando junto às Câmaras Técnicas assessoras da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), o CFF tem procurado estimular a participação dos farmacêuticos nos programas, por meio de sua divulgação", comenta Zilamar Costa Fernandes, representante do CFF na Comissão.

“Apoiamos a residência por acreditar neste modelo de formação e pelos princípios que o fundamentam: atuação centrada no usuário, humanização, integralidade, trabalho em equipe e desenvolvimento do SUS", diz Walter Jorge João, presidente do CFF. A residência multiprofissional em saúde estimula o exercício da Farmácia com foco no cuidado com o paciente, alinhando-se à pauta prioritária da agenda do CFF, que apoia o avanço do movimento clínico de farmacêuticos no Brasil. "Existem evidências muito sólidas de que a participação do farmacêutico no cuidado do paciente, de forma colaborativa com outros profissionais da saúde, melhora a eficiência e os resultados do uso de medicamentos."

Fonte: Conselho Federal de Farmácia

25/02/2015 17:06