O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os para uma sensação amável, suave e profunda. Transmite carinho, amor, compreensão e proteção. Afasta da solidão e converte-nos em pessoas sensíveis. É de rosa que o mês outubro chega pintado.
Durante todo o mês, no mundo inteiro, a campanha conhecida como Outubro Rosa chama atenção de todos, especialmente das mulheres, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais mata no Brasil e segundo mais comum no planeta.
No Brasil, a doença ainda é diagnosticada já em estágios avançados, e isso contribui para as taxas de mortalidade por câncer de mama continuarem elevadas. Se detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.
APOIO DO CRF/SE
O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe é completamente favorável à campanha: “Com tantos casos de câncer de mama, a divulgação é essencial. A campanha é didática e causa impacto na sociedade, ajudando no combate à doença ao ensinar à população a fazer autoexame, que é simples e significativo”, considera a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Rosa de Lourdes Mariz.
Rosa também esclarece de que maneira o farmacêutico contribui com a campanha: “O farmacêutico, como um profissional da saúde, deve sempre orientar a população da melhor forma possível, tirando as dúvidas, e prestando o acompanhamento devido”.
AUTOEXAME
O autoexame é simples e pode ser feito em apenas 4 passos.
1 – Observe o bico dos seios, a pele e o contorno das mamas;
2 – Em frente ao espelho, levante os braços. Observe se com o movimento aparecem alterações no contorno e/ou na pele das mamas;
3 – Apalpe as mamas e faça movimentos circulares suaves, apertando suavemente com as pontas dos dedos;
4 – Deitada, repita os movimentos circulares apertando suavemente com as pontas dos dedos.
Se notar alguma alteração em qualquer uma das etapas, procure um médico.