Simpósio apresenta novas perspectivas para farmacêuticos

O I Simpósio Sergipano de Farmácia começou. Nesta sexta-feira, 8 de agosto, farmacêuticos sergipanos e de Estados vizinhos acompanharam as primeiras palestras, que acontecem até hoje, 9, no Hotel Mercure, em Aracaju.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Rosa de Lourdes Mariz, presente à mesa na cerimônia de abertura do evento, acredita que o simpósio trará enriquecimento ao aprendizado dos participantes durante os dois dias: “Espero que aproveitem as discussões a respeito dos temas centrais do evento. São assuntos que estão em alta na nossa profissão”, frizou a Presidente.

Além dela, os demais membros do CRF/SE compareceram. A vice, Clara Raíssa Rocha, o tesoureiro, Francisco Feitosa, e a secretária geral, Alexsandra Gomes. Também esteve presente, a presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, Carmem Íris Tolentino.

Tema das discussões

A escolha de “Atribuições Clínicas e Prescrição Farmacêutica” como temas centrais do congresso, tem como objetivo, segundo a organizadora do evento e presidente da SBFC de Sergipe, Vanilda Aguiar, mostrar as possibilidades de atuação clínica do farmacêutico no cuidado com o paciente, garantindo sua segurança.

“O foco do Simpósio está nos dois temas mais relevantes e atuais para a comunidade farmacêutica. Isto precisa ser explicado e demonstrado aos profissionais e estudantes que prestigiam o evento”, esclareceu Vanilda.

Aproveitamento

As palestras e rodadas de discussão propostas no congresso animam os participantes. A farmacêutica comunitária, Islene Késsia Melo, por exemplo, já percebe uma oportunidade de evolução no seu cotidiano como profissional. “Muita coisa que vi aqui já tinha esquecido, dos tempos da graduação. Agora estamos reciclando o conhecimento”, pontuou.

Já para Tatiana Gonçalves, que trabalha numa distribuidora de medicamentos, o maior benefício proporcionado pelo Simpósio é a ampliação de horizontes tanto no conhecimento técnico quanto nas áreas de atuação: “Esses cursos aprimoram nossos conhecimentos. São várias áreas que abrangem os farmacêuticos, e às vezes a gente nem sabe que poderia atuar nelas”, contou.

Palestrantes

Um dos palestrantes mais aguardados pelo público presente, o assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Tarcísio José Palhano, trouxe informações e esclarecimentos a respeito das novas resoluções publicadas pelo CFF, dentre elas, a nº 586, de agosto de 2013, que considera a prescrição como uma atribuição clínica do farmacêutico.

Tarcísio acredita que o evento é um cenário adequado de continuação do processo de valorização do farmacêutico, com cada vez mais atribuições e reconhecimento: “O simpósio é extremamente oportuno ao trazer temas atuais e informar àqueles que não detinham conhecimento ou tinha alguma dúvida sobre as novas atribuições. Agora existem novas perspectivas e, principalmente, oportunidades para a profissão”, concluiu o assessor.

Com pensamento paralelo a esse, outro nome bastante esperado no evento, o presidente do CFF, Walter Jorge João, confia que o simpósio levará o farmacêutico a despertar para o novo momento que a Farmácia está vivendo, uma vez que instruirá os profissionais e estudantes sobre a prática da prescrição. “O farmacêutico precisa demonstrar à sociedade a sua autoridade técnica no que diz respeito ao medicamento. Não só orientar o paciente, mas também se responsabilizar pelo ato de prescrever”, apontou.

Abaixo, confira fotos dos dois dias do Simpósio.

09/08/2014 17:42