O preço mais barato dos remédios genéricos, no mercado desde 2001, tem ocasionado uma procura cada vez maior destes medicamentos nas farmácias. Os genéricos são medicamentos com a mesma substância ativa e eficácia, forma farmacêutica e mesma indicação que o medicamento de marca. Por apresentar a mesma fórmula e oferecer um preço menor, os genéricos estão ganhando mais espaço no mercado farmacêutico.
Dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) indicam que houve um aumento de 23,5% nas vendas de genéricos em relação ao primeiro trimestre de 2011. Ao todo foram 17 mil produtos registrados com desconto de 50% do valor dos remédios de marcas.
A farmacêutica Karolina Fernandes aponta outro motivo para o baixo custo dos remédios. "Estes medicamentos tornam-se mais baratos por não exigirem gastos com pesquisas e propagandas. O Ministério da Saúde através da ANVISA comprova a eficácia e segurança dos medicamentos genéricos antes do registro, por meio dos testes de bioequivalência", explica.
Os remédios genéricos mais procurados nas farmácias são: Dipirona sódica, paracetamol, simeticona, nimesulida, diclofenaco sódico,diclofenaco potássico. A farmacêutica ainda alerta que os cuidados a serem tomados na compra destes medicamentos são iguais a qualquer outro. " O paciente deve solicitar ao profissional farmacêutico todas as orientações precisas, posteriormente para reconhecer se esta comprando um medicamento genérico deverá obrigatoriamente ter na caixa a tarja amarela com o G de genérico", orienta.
Histórico
O programa de medicamentos genéricos foi criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996.
Após quatro anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, principalmente nas classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.Atualmente temos mais de 16 mil apresentações, sendo possível tratar a maioria das doenças conhecidas.