Mensagem da Conselheira Federal pelo estado de Sergipe aos farmacêuticos sergipanos

Minhas palavras aos colegas farmacêuticos sergipanos vão ao encontro das orientações apresentadas pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica.

O substitutivo do Deputado Ivan Valente ao Projeto de Lei (PL) nº 4.385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto, infelizmente não entrou na pauta de votação da Câmara dos Deputados. O substitutivo define a farmácia como estabelecimento de saúde e torna obrigatória a presença permanente do farmacêutico nas farmácias e drogarias, como responsável técnico, durante todo o horário de funcionamento.

O Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica - composto pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interstadual dos Farmacêuticos (Feifar), Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar) - defende a essência do substitutivo, mas está propondo que ele seja atualizado por meio de uma subemenda aglutinativa.

“O texto da proposta de subemenda é resultado de um estudo detalhado do Substitutivo do deputado Ivan Valente (apresentado em 1997) e, praticamente, atualiza e traz à realidade da saúde brasileira, em 2014, a proposta do legislador”, conforme sustenta o presidente do CFF, Dr. Walter da Silva Jorge João.

A matéria seria apreciada em plenário na quarta-feira, dia 14 de maio. Mas a pauta foi travada por medidas provisórias e a votação acabou não ocorrendo.

As entidades que integram o Fórum não vão desistir da luta em defesa da saúde pública brasileira e do direito de cada cidadão brasileiro em ter acesso aos serviços farmacêuticos.

Quero, neste espaço, deixar a cada farmacêutico ou estudante de Farmácia, de todo o País, que esteve presente em Brasília - segundo estimativa feita pela Polícia Militar, que acompanhou a caminhada e o ato em frente ao Congresso Nacional, cerca de 1,8 mil participaram da manifestação -  ou que conosco acompanhou, de longe, o meu sincero agradecimento. Foi, antes de tudo, uma honra participar dessa jornada histórica!

Nossa luta tem de ser contínua e permanente, companheiros! Unidos, somos muito mais fortes!

Um forte abraço a todos!

Aracaju, 19 de maio de 2014

Vanilda Oliveira Aguiar