CRF/SE está em Brasília pelo grande passo em prol da valorização

Representantes do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) estão em Brasília desde ontem, 13, fazendo parte da mobilização nacional para a aprovação do o substitutivo do deputado Ivan Valente referente ao Projeto de lei nº 4.385/94.

O referido PL desobriga drogarias de terem farmacêuticos, colocando em xeque a saúde pública e à nossa profissão farmacêutica. O substitutivo propõe exatamente o contrário: transformar farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde.

Durante a terça-feira, 13, os membros da Diretoria do CRF/SE se reuniram com os deputados da bancada sergipana na Câmara, defendendo a aprovação da emenda aglutinativa.

Hoje, 14, houve uma concentração na Catedral Metropolitana de Brasília que reuniu ônibus com farmacêuticos vindos de todo o país. Em seguida, os farmacêuticos iniciaram uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, parando em frente Ministério da Saúde, onde fizeram um abraço simbólico no prédio, mostrando que o farmacêutico está integrado à saúde.

A mobilização seguiu até o Congresso Nacional, onde todos entraram de forma pacífica e se dirigiram aos gabinetes dos Deputados de seus respectivos estados, pedindo-lhes um voto favorável ao substitutivo.

O Deputado Ivan Valente discursou para os farmacêuticos e estudantes no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. No mesmo ambiente, o Dr. Walter Jorge, presidente do Conselho Federal de Farmácia, passou informe dos últimos momentos. A Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) quer retirar 6 tópicos da emenda aglutinativa.

14/05/2014 16:48