Diretoria do CRF/SE pede apoio ao deputado André Moura

Na manhã desta sexta-feira, 09, o líder do PSC, deputado federal André Moura recebeu membros do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SE) que solicitaram apoio à votação do substitutivo ao PL 4385/94 que dispõe que a farmácia, a drogaria e o ervanário terão obrigatoriedade de assistência de farmacêutico ou técnico responsável.

Presentes à reunião deputado estadual Capitão Samuel, Clara Raíssa de França Rocha (vice-presidente CRF/SE), Francisco de Assis de Aragão Feitosa (diretor tesoureiro CRF/SE), e as conselheiras federal  Vanilda Oliveira Aguiar e regional Daniele Bonfim Figueiredo de Almeida.

A categoria defende a subemenda aglutinadora apresentada pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) que foi elaborada no II Fórum Nacional de Valorização da Profissão, constituído pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), Federação Nacional de Farmácias (Fenafar) e Federação Interestadual de Farmácia (Feifar), além dos acadêmicos do curso.

Para a conselheira Vanilda Aguiar, a farmácia é também um estabelecimento de saúde. "As farmácias prestam serviços de assistência e orientação ao paciente, a presença do farmacêutico não pode ser apenas como um vendedor de medicamentos, que se vendidos sem a devida orientação pode levar o usuário à óbito", argumenta.

O deputado André Moura ouviu o pleito e se comprometeu em levar a matéria para a reunião de líderes que ocorre às terças-feiras e adiantou ser favorável ao que consta no projeto. "É uma solicitação justa, pois a população precisa do serviço prestado por esse profissional que atua como uma extensão dos médicos e enfermeiros indicando ao paciente que vai despachar a receita o melhor uso do medicamento, as reações que podem causar, dentre as demais atividades que um farmacêutico desenvolve", entende o deputado.

Vale lembrar que diversas entidades ligadas à saúde também apoiam a subemenda, tais como  o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fórum Nacional das Entidades de Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas) e o Ministério da Saúde.

Fonte: AssCom/AM

10/05/2014 11:08