CRF/SE apoia Campanha do Uso Racional de Medicamentos

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) participou nesta segunda-feira, 5, da Campanha do Uso Racional de Medicamentos, que aconteceu no Centro de Aracaju. O objetivo principal da campanha é o de orientar as pessoas sobre as consequências da automedicação.

O evento contou com várias instituições da área de saúde sergipana, o que para a Presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Mariz, é um grande avanço. “É muito importante que haja essa parceria entre as instituições como o Conselho, as Universidades, o Sindicato, a Vigilância, a Secretaria de Saúde. Isso mostra à população que estamos fazendo o melhor para ela”, afirmou.

A mobilização para o uso racional de medicamentos acontece em todo o país, e segundo a Vice-presidente do CRF/SE, Clara Raissa Rocha, não deve se limitar apenas a essa data. "Essa campanha, apesar de ter um ponto marcante hoje, não pode ser deixada de lado durante o restante do ano. Por isso é importante que todas as instituições ligadas à Farmácia, e que consequentemente lidam com medicamentos, estejam aqui num dia como hoje”, lembrou.

Os medicamentos mais procurados nas farmácias sem orientação médica são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. O uso incorreto de medicamentos pode causar alergia, intoxicação e em casos mais graves levar o paciente a óbito.

Por isso, a presença do farmacêutico nos estabelecimentos de saúde é indispensável. Ele é o profissional mais preparado para lidar com os medicamentos e auxiliar o paciente a ter um tratamento adequado.

05/05/2014 17:10