Farmacêuticos unem forças em prol da valorização profissional

Na manhã desta terça-feira, 15 de abril, o centro de Aracaju foi ponto de encontro da categoria farmacêutica sergipana. Profissionais e estudantes de Farmácia se reuniram por um objetivo claro: lembrar à população que o farmacêutico é um profissional indispensável para a saúde.

Da Praça Fausto Cardoso, à General Valadão, passando pelo Calçadão João Pessoa e a Av. Ivo do Prado, milhares de pessoas viram os farmacêuticos vestidos de branco e de verde usando apitos, colando adesivos, mostrando cartazes, distribuindo panfletos, e cantando numa só voz que o farmacêutico precisa ser valorizado.

A mobilização foi organizada pelos próprios farmacêuticos, e recebeu apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e do Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (Sindifarma/SE), que colaboraram com material de campanha.

PROFISSIONAIS

Uma das farmacêuticas que ajudou a organizar a caminhada foi Trícia Gomes, que trabalha numa farmácia comunitária. Para ela, o profissional que não se mostra é esquecido pela sociedade: “O farmacêutico é insubstituível. É ele que detém o conhecimento técnico da profissão. Acredito que passamos essa mensagem para a população e continuaremos passando no nosso no dia-a-dia”.

Alisson Cardoso é farmacêutico da rede pública e divide a mesma opinião. “Pela primeira vez os farmacêuticos se uniram de verdade em prol da valorização da própria categoria. Bom que a população saiba que a farmácia é, principalmente, um estabelecimento de saúde”, ressalta. Ele ainda acrescenta que hoje o farmacêutico já está aparecendo muito mais, graças ao bom serviço prestado por profissionais cada vez mais qualificados.

ESTUDANTES

A mobilização não contou apenas com profissionais. Ela ganhou número e forma com a presença de estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Representantes de ambas as Universidades, inclusive de variados campi, compareceram e somaram forças.

Bruna Firmo, que está no começo do primeiro período do curso de Farmácia da Unit, conta que apesar de muito empolgada com a graduação, se assustou com os recentes rumores que desestabilizaram a categoria. “Muitas pessoas que começaram junto comigo já desistiram ou trocaram de curso. Mas eu acho que desafios sempre vão existir e não podemos nos abater. Por isso que viemos à luta”, afirmou.

ÓRGÃOS

Os dois órgãos mais importantes da Farmácia do Estado de Sergipe também estiveram unidos pela causa. Representantes do CRF/SE e do Sindifarma/SE apoiaram e conduziram a categoria em toda a mobilização.

Para a presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Mariz, o objetivo principal da caminhada foi alcançado, uma vez que a mensagem foi passada para a população. Outro ponto que entusiasmou a Presidente foi a união dos farmacêuticos: “É muito importante ver toda a categoria reunida, tanto profissionais, quanto estudantes. Estamos todos de parabéns pelo dia de hoje e torço para que a gente faça ainda melhor das próximas vezes. A sociedade precisa entender o verdadeiro papel do farmacêutico, que é indispensável na farmácia”, comemorou.

Já a Presidente do Sindifarma/SE, Maria de Fátima Aragão, crê que a união entre Conselho e Sindicato nesse contexto é bastante positiva. “Acho que temos que ser unitários em prol da valorização, tanto as Universidades, formadoras, quanto as instituições Sindicato e Conselho. A união é fundamental”, ressaltou.

MAIS

O CRF/SE, como instituição reguladora da profissão, reforça o total apoio aos interesses da categoria e relembra que tem tomado todas as medidas cabíveis e aplicáveis para reverter os recentes processos que desvalorizam o farmacêutico profissionalmente.

15/04/2014 19:46