Presidente do CFF propõe revolução dos Conselhos durante Simpósio em Pirenópolis

Durante o IV Simpósio dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, que começou nesta quinta-feira, dia 3 de abril, e se encerra hoje, sexta-feira, 4, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, propôs uma revolução das entidades em favor das categorias que representam. “São enormes as dificuldades enfrentadas pelos Conselhos e muito pequeno o interesse do governo em resolver os problemas que envolvem as profissões. Somos 30 Conselhos e representamos cerca de 3 milhões de profissionais. Então, juntos, unidos, podemos fazer uma revolução em favor das nossas causas. Seremos ouvidos.”

Para o presidente do CFF, as entidades não lograrão êxito se não rediscutirem suas estratégias de atuação e não se unirem contra as ameaças. Ele lembrou que, no caso das profissões da área da saúde, o que se verifica, inclusive, é a intenção de desregulamentação, por meio do PL nº 7036/214, de autoria do deputado Rogério Carvalho (PT-SE). Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL altera a Lei nº 8.080 (Lei Orgânica da Saúde) e cria o Fórum Nacional de Ordenação de Recursos Humanos na Saúde. “Somos fortes, mas precisamos estar alinhados, evitando a judicialização das questões que nos envolvem. É o que temos procurado fazer, buscando uma maior aproximação com os Conselhos de Farmácia, Medicina e Enfermagem.”

Estão representados no Simpósio, 21 dos 30 conselhos ativos no País. No início da noite, o presidente do CFF e demais dirigentes participaram de uma reunião fechada, mediada pelo coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, José Augusto Viana. Na reunião, os representantes procuraram estabelecer diretrizes de ação conjunta e, principalmente, unificar o discurso e a atuação. É consenso entre os participantes que, aos Conselhos, são impostos muitos deveres e garantidos poucos direitos. Para piorar, as autarquias são enormemente afetadas pela disparidade nas interpretações das leis que as regulamentam ou afetam de alguma forma. “Diante desse cenário, é imperativo que nos organizemos”, disse José Augusto Viana.

A Diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF) está representada no Simpósio pelo seu presidente, Walter Jorge João, e pelo secretário-geral, José Vílmore Silva Lopes Júnior. Além dos integrantes da diretoria do CFF, também estão participando do evento os assessores da Presidência, Zilamar Costa Fernandes, Josélia Frade e Tarcísio Palhano; o coordenador da Assessoria Técnica, José Luis Miranda Maldonado; o representante do CFF no Mercosul, Carlos Cecy; os membros da Comissão Assessora de Ensino Farmacêutico, José Ricardo dos Santos Vieira e Julio César Mendes e Silva; o assessor parlamentar, Jenner Jalne de Morais; e o coordenador jurídico do CFF, Gustavo Beraldo Fabrício.

Fonte: CFF

07/04/2014 15:22