CFF e CRF/SE realizam curso de Farmacologia Geral

Durante os dias 24 e 25 de fevereiro, o Centro de Convenções de Aracaju foi lugar em comum de aproximadamente 200 farmacêuticos de todo o Estado. O motivo do encontro foi o curso de Farmacalogia Geral promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Farmácia (CFF e CRF/SE)

O curso foi gratuito e tinha como objetivo atualizar os conhecimentos do maior número possível de profissionais, levando em conta a proximidade de concursos públicos, que oferecem vagas para farmacêuticos, como é o caso do Hospital Universitário (HU-UFS) e Miniestério da Agricultura, Planejamento e Agropecuária (Mapa).

QUEM PARTICIPOU

Maria das Graças Pires, farmacêutica hospitalar, esteve presente nos dois dias do aulão e considera que o aprendizado adquirido vai além de um bom resultado nas provas. “Ao mesmo tempo em que prepara para os concursos, o curso também ajuda na prática do nosso dia-a-dia”, ressaltou.

Outro profissional presente no evento foi Felissandro Emídio, também farmacêutico hospitalar e igualmente satisfeito com a chance de relembrar assuntos da época de universitário: “No Estado, nenhum cursinho preparatório ofertou as disciplinas para a área de atuação do farmacêutico. Por isso, esse curso foi bem proveitoso”, destacou.

À frente das aulas, a professora doutora Eliane Campesatto se mostrou satisfeita com a massiva participação dos farmacêuticos. “Reunir essa quantidade de farmacêuticos no meio da semana é muito significativo. O assunto é extenso e gera dificuldade quando estudado sozinho. Não é tão fácil de entender, quando se lê pela primeira vez”, avaliou.

QUEM ORGANIZOU

Tanto o CFF, quanto o CRF/SE são órgãos fiscalizadores da Farmácia, mas também atuam na orientação dos farmacêuticos, promovendo ações que favoreçam a qualificação de profissionais dos diversos campos de atuação da categoria.

Uma das responsáveis pela realização do curso, a Conselheira Federal, Vanilda Aguiar, espera que os cursos apresentem resultados positivos, levando em conta a proposta de atuação dos Conselhos. “Nossa expectativa é de proporcionar uma boa revisão dos conteúdos vistos durante a graduação”, frisou.

No mesmo tom, a Presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Mariz, afirma: “Esperamos que, através dos cursos que promoveremos, os farmacêuticos possam se sentir mais preparados, tanto para as provas que acontecerão em breve, quanto para o próprio desempenho profissional”.

PRÓXIMOS CURSOS

No mês de maio, o CRF/SE realizará mais dois cursos revisionais. O primeiro, que acontecerá no dia 07 de maio, também no CIC, será sobre Hematologia, com a Profª. Dra. Sandra Rezende, das 14:00 às 22:00.

No dia seguinte, 08, repetindo horário e local, será a vez da Microbiologia, ministrada pelo Prof. Dr. Ivanaldo Amancio.

MATERIAL PARA ESTUDO

Se quiser ter acesso ao material auxiliar para estudo individual do curso de Farmacologia Geral, da Prof. Dra. Eliane Campesatto, clique aqui.

25/02/2014 22:06