Em favor da Farmácia e dos farmacêuticos

Representantes dos Conselhos Federal e regionais de Farmácia, de federações farmacêuticas e de sindicatos de farmacêuticos participam, hoje e amanhã (05 e 06.02), no Hotel San Marco, em Brasília, da Reunião Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica. Em pauta, piso salarial, redução da jornada de trabalho, inserção do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

Na abertura do evento, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Presidente da Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar), Alexandre Corrêa dos Santos, parabenizou a Diretoria do CFF pela iniciativa e destacou a importância do evento. “O trabalho, diretrizes e ações de conselhos, sindicatos e federações devem convergir em prol da profissão”.

Ronald Ferreira, Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) lembrou do papel de cada instituição e da importância de cada uma na luta por melhores condições de trabalho para o farmacêutico. “O salto de qualidade que a farmácia brasileira exige, atualmente, depende da nossa força diante do comércio e da indústria que envolve o setor. Se cada uma das instituições, aqui presentes, cumprir o seu papel e lutarmos de forma unificada, nossas instituições serão mais fortes e nossa profissão também”, disse.

O Presidente do CFF, Walter Jorge João destacou a jornada de trabalho, o piso salarial e a inserção do farmacêutico no SUS como principais demandas da categoria. “Mas temos outras vertentes que visam à valorização do farmacêutico que devem ser debatidas nessa reunião. O mais importante é que as diretrizes definidas, aqui, saiam efetivamente do papel e chegue à categoria”, completou.

PROGRAMAÇÃO – Como parte da reunião, ainda na manhã desta quarta-feira, os representantes das entidades assistiram às palestras: “Fenômeno da profissão: o desafio de ser uma profissão”, com Maria Helena Machado, socióloga e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz; “Redução da jornada de Trabalho”, com Airton dos Santos, Coordenador de Atendimento Técnico e Sindical do Dieese; e “Processo Legislativo e Histórico de tramitação de Projetos de Lei de interesse da categoria”, com Jenner Jalne, assessor Parlamentar do CFF.

Das 14h30 às 17h30 será realizada a oficina “Estratégias estaduais para a valorização profissional. Às 19 horas serão apresentados os relatórios de cada grupo de trabalho. Amanhã serão discutidas as estratégias nacionais para a valorização profissional.

Fonte: CFF

Foto: Yosikazu Maeda