A procura por respostas eficazes e sem efeitos colaterais nos tratamentos de variadas doenças fazem da homeopatia uma terapia muito procurada. O tratamento é uma alternativa natural para problemas que vão desde dores simples, até problemas crônicos.
A busca pela homeopatia é crescente pelo fato de ser uma alternativa natural às práticas preventivas ou curativas de doenças. Os medicamentos homeopáticos são menos agressivos que os alopáticos e as doses variam de pessoa para pessoa, o que aumenta a eficácia e segurança do tratamento.
A ideia central da homeopatia baseia-se no princípio “semelhante cura semelhante”. Em outras palavras, significa que uma doença deve ser tratada por alguma substância capaz de provocar sintomas idênticos em uma pessoa sadia.
Os remédios são feitos a partir da extração de substâncias vegetais, animais e minerais. Eles são mais indicados para problemas, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios e do trato gastrointestinal. Mas o tratamento mais procurado é para as alergias, sobretudo em crianças.
O medicamento homeopático é formulado seguindo uma orientação médica. As contraindicações e os hábitos diários do paciente determinam a fórmula final, que irá proporcionar melhores resultados.
A homeopatia, apesar de ser um especialidade médica, pode ser exercida legalmente por outros profissionais da saúde. O farmacêutico, nesse caso, é muito importante na preparação destes medicamentos, pois o médico precisa estar em contato ele.