CRF/SE colabora com o Outubro Rosa

Todos os anos ocorrem mais de 1 milhão de novos casos de câncer de mama em todo o mundo. E é com o objetivo de diminuir essa estatística que o Outubro Rosa ganha força. Trata-se de uma massiva campanha de conscientização realizada no mês de outubro por diversos países alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer, mais de 12 mil mulheres morreram de câncer de mama, no ano de 2010. Desde então, muito por conta da campanha, houve crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária, de 50 a 69 anos, no Sistema Único de Saúde (SUS): foram 2,1 milhões exames realizados em 2012.

 

APOIO DO CRF/SE

Para a Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Rosa de Lourdes Mariz, a campanha é fundamental: “Com tantos casos de câncer de mama, a divulgação é essencial. O cunho didático da campanha ajuda no combate à doença, já que ensina a população a fazer auto-exame, que é simples e significativo”. 

 

Ela também esclarece de que maneira o farmacêutico contribui com a campanha: “Como um profissional da saúde, o farmacêutico deve sempre orientar a população da melhor forma possível, tirando as dúvidas, orientando sobre o acompanhamento adequado”.

 

AUTO-EXAME

O auto-exame é simples e pode ser feito em apenas 4 passos.

1 – Observe o bico dos seios, a pele e o contorno das mamas;

2 – Em frente ao espelho, levante os braços. Observe se com o movimento aparecem alterações no contorno e/ou na pele das mamas;

3 – Apalpe as mamas e faça movimentos circulares suaves, apertando suavemente com as pontas dos dedos;

4 – Deitada, repita os movimentos circulares apertando suavemente com as pontas dos dedos. 

Se notar alguma alteração em qualquer uma das etapas, procure um médico. 

 

FATORES DE RISCO

Menstruação antes dos 12 anos;

Menopausa tardia, após os 50 anos de idade;

Ocorrência de gravidez depois dos 30 anos;

Nunca ter engravidado;

Câncer de mama em mãe e/ou irmãs;

Vida sedentária ou obesidade;

Uso abusivo de bebidas alcoólicas.

04/10/2013 13:59
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo