CFF firma termo com o Conasems para oferta de pós-graduação gratuita para farmacêuticos
SERÃO LIBERADAS INICIALMENTE, 10 MIL VAGAS. OS CERTIFICADOS DOS CURSOS DO CUIDADO FARMACÊUTICO VALERÃO COMO CRÉDITOS

e1a7f822395b97afe78738c73f2c940ee9376208_098620b7af76a1232258.jpeg

Honrando seu compromisso legal de promover a Assistência Farmacêutica no país, o Conselho Federal de Farmácia oferecerá um curso de pós-graduação gratuito para farmacêuticos. Parceria para a oferta do curso “MBA em Gestão e Inovação Farmacêutica” foi firmada entre o CFF e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) durante o III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (III CBC), realizado de 6 a 8 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Inicialmente, serão ofertadas 10 mil vagas. Assinaram o termo, os presidentes do Conasems, Hisham Hamida, e do CFF, Walter Jorge João.

edb819c08828728a5eadbf4c2ba8f5c4be2f25f5_55c1c21ff40a7d918bc2d2708d2.jpg

O curso de pós-graduação vem coroar iniciativas diversas do CFF na capacitação de farmacêutico de todo o país. Iniciativas estas em franca expansão desde 2014, quando foi lançado o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). À época, mais de 11 mil farmacêuticos foram capacitados para a prescrição farmacêutica nos problemas de saúde autolimitados. De lá para cá, os cursos Cuidado Farmacêutico, Prescrever, Cuidado Integrativo, Dispensar, Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, Atualização em Análises Clínicas e FarmaLibras já chegaram a cerca de 40 mil farmacêuticos e concluintes do curso de graduação em Farmácia de todo o país.

“Seguimos neste processo de proporcionar oportunidade de qualificação aos farmacêuticos, visando não só à qualidade do cuidado em saúde, como a valorização da profissão farmacêutica pela sociedade”, destaca o presidente do CFF, Walter Jorge João. Ele ressalta que o curso de pós-graduação Lato sensu dá continuidade às ações, tanto que os certificados dos cursos voltados ao Cuidado Farmacêutico valerão como crédito na nova pós-graduação. À frente das tratativas para a organização do curso, o secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, explica que os critérios para esse aproveitamento serão divulgados posteriormente.

E as boas novidades não param por aí. A parceria entre o CFF e o Conasems abrangerá outras quatro capacitações sobre gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, que fazem parte da estratégia nacional educacional. O lançamento dos cursos ocorreu simultaneamente à assinatura do termo de cooperação. “Tenho certeza de que será uma grande iniciativa de formação para melhorar ainda mais a qualificação e acima de tudo reconhecer o protagonismo do profissional farmacêutico na rede pública e privada nos 5570 municípios”, declarou o presidente do Conasems, Hisham Hamida.

2a520cea078c657430ae569589bfa7b7e47cdd20_e8570c0f76ff55837173e4c.jpg

Elton Chaves, assessor técnico do Conasems, também esteve presente no evento, representando a instituição na cerimônia de abertura. Com o tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde”, o congresso reuniu mais de 4 mil profissionais e autoridades para debater o impacto do farmacêutico na promoção da saúde e na inovação em tratamentos. 

Sobre os cursos sobre Gestão do Cuidado Farmacêutico:
Originários de uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do ProadiSUS nos anos de 2018-2020/ 2021-2023, os cursos têm o objetivo de fortalecer as competências dos profissionais que atuam na assistência farmacêutica.

Os cursos são oferecidos na modalidade à distância e autoinstrucional, o que significa que o participante pode acessar o conteúdo de acordo com sua disponibilidade e no ritmo que desejar.
Além dos conteúdos teóricos, os participantes também têm acesso a recursos didáticos complementares, como aulas interativas, e-books e podcast. 

· Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica
Carga horária: 30 horas
Público-alvo: gestores e profissionais de saúde da Atenção Básica do SUS.

· Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica
Carga horária: 120 horas
Público-alvo: farmacêuticos da Atenção Básica do SUS.

· Assistência Farmacêutica para o Nível Médio
Carga horária: 50 horas
Público-alvo: profissionais de nível médio e/ou técnico que atuam na Assistência Farmacêutica Municipal.

· Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal – Carga horária: 80 horas
Público-alvo: profissionais de nível superior que atuam na Assistência Farmacêutica municipal.

13/11/2024 17:22
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo