O Conselho Federal de Farmácia (CFF) assumiu um papel ativo na qualificação e educação continuada dos farmacêuticos. Vale menção a elaboração de guias de prática clínica e cursos formativos.
Seguindo nessa perspectiva atuante, com o mesmo entusiasmo, surge o projeto “PRESCREVER: Empoderando o Farmacêutico para resolver problemas de saúde autolimitados”. O intuito é atender uma demanda altamente almejada e necessária: qualificar o farmacêutico para atendimento às queixas de rotina, geralmente recebidas no balcão, e preparar esse profissional para o manejo de sinais e sintomas na gestão dos problemas de saúde autolimitados - de uma maneira racional e baseada em evidências.
O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências clínicas para que o farmacêutico possa realizar uma prescrição racional de medicamentos, com base na legislação vigente.
Nova turma em Sergipe
O curso "PRESCREVER" está se expandindo por todo o país, capacitando cada vez mais farmacêuticos e preparando-os para um atendimento de qualidade. Em Sergipe, no polo de Aracaju, as matrículas já estão abertas, conforme comunicado pela conselheira federal de Farmácia do estado, Maria de Fátima Cardoso Aragão.
A conselheira explica que são oferecidas 150 vagas, sendo 30% delas (45 vagas) destinadas aos alunos do último período do curso de Farmácia das universidades locais.
Maria de Fátima ressalta que “o curso faz parte da iniciativa do CFF em prover competências ao farmacêutico para melhorar sua prática clínica e que a profissão farmacêutica vem passando por uma série de transformações nas últimas décadas. A sociedade tem exigido cada dia mais um profissional diferenciado, com competências clínicas que lhe permitam conduzir um atendimento assertivo”, destaca a conselheira.
Os módulos do curso serão realizados no auditório da Universidade Tiradentes (UNIT), proporcionando um ambiente adequado para a formação dos participantes. Quer participar? Acesse https://forms.gle/u7kAGGv3QNEzBADz7 e garanta a sua vaga.